Sátão: Colóquio sobre património religioso foi um êxito

O colóquio “Património religioso, fé, arte e cultura”, que teve lugar nesta sexta-feira, dia 27 de janeiro, concitou uma elevada participação dos satenses o que proporcionou uma completa enchente do auditório da Casa da Cultura de Sátão.
Na mesa estiveram Maria de Fátima Eusébio, do departamento dos bens culturais da diocese de Viseu, padre José Cardoso, pároco de Sátão e arcipreste do Dão e Carlos Paixão, professor do Agrupamento de Escolas de Sátão.
A conversa, moderada por Acácio Pinto, fluiu por diversas áreas, em torno do tema proposto, e pela voz dos convidados foram-se ouvindo várias ideias em torno da fé nos nossos dias e na influência que hoje têm na religiosidade, na arte sacra e participação dos fiéis nas festividades litúrgicas, sobretudo pela voz do padre José Cardoso.
Já Fátima Eusébio, de forma detalhada traçou um quadro, ainda que breve, face às circunstância, da vasta riqueza artística e patrimonial existente no concelho de Sátão, deixando, igualmente, algumas “dicas” a serem seguidas aquando de intervenções a efectuar nas capelas ou igrejas.
Carlos Paixão, deixando a sua visão de leigo, foi falando da importância do património e não se furtou em traçar um roteiro de locais do concelho que devem ser visitados por alguém que queira vir efectuar uma deslocação ao concelho com esse objectivo.
No final, várias pessoas, dentre o público presente, quiseram que os convidados aprofundassem alguns aspectos específicos do património religioso concelhio, colocando-lhes algumas questões.
Antes do início do colóquio intervieram a directora do Agrupamento, Helena Castro, e o presidente da Câmara de Sátão, Alexandre Vaz.
A organização deste colóquio foi do jornal digital Dão e Demo e do Agrupamento de Escolas de Sátão, tendo-se contado com o apoio da Câmara Municipal de Sátão, da Caixa Agrícola do Vale do Dão e do Alto Vouga, da rádio Alive FM e dos jornais Caminho e Gazeta de Sátão.
Fotos: Dão e Demo | Miguel Azevedo – Alive FM