19º Encontro de cantares de janeiras de Sátão

Teve lugar neste sábado, dia 7 de janeiro, o 19º Encontro de cantares de janeiras de Sátão, que mais uma vez decorreu na igreja de Santa Maria.
A organização, como sempre, esteve por conta do ZAATAM, grupo de recolha e divulgação da música popular de Sátão, e o encontro deste ano contou, para além do grupo anfitrião, com os grupos de concertinas de São Miguel de Vila Boa, do Grupo de Cantares “Pena Alba”, de Penalva do Castelo, e do Grupo de Danças e Cantares de Perre, de Viana do Castelo.
Um a um foram desfilando pelo “palco” da igreja os grupos participantes e uma a uma foram sendo entoadas as cantigas de janeiras e de reis que foram trazidas a Sátão, todas elas muito aplaudidas e algumas, mesmo, cantadas em uníssono pelo vasto público presente que encheu, por completo, a igreja neste final de tarde de sábado.
Mas se a temática das cantigas era a mesma, já a musicalidade que provinha do instrumental e das vozes, essa variava, e isso permitiu que este 19º encontro de cantares de janeiras de Sátão fosse um agradável momento de música popular, nas palavras de muitos presentes com quem contactámos.
O apoio a este evento foi da Câmara Municipal de Sátão, da Junta de Freguesia de Sátão, da Casa do Povo de Sátão, da Gazeta de Sátão, da rádio Alive FM, do Crédito Agrícola e das empresas Aledi , Alphacor e Alfervis.