Sátão: Está inaugurado o monumento de homenagem aos combatentes

Foi inaugurado este sábado, dia 20 de agosto, pelas 11:00 h, em Sátão, dia do feriado municipal, o monumento de homenagem aos combatentes da guerra do ultramar, de que tínhamos dado conta.
A cerimónia teve lugar na rotunda das ruas 20 de setembro, dr. Hilário Almeida Pereira e estrada do Cardal, onde se encontra o monumento de homenagem aos combatentes e que consiste numa estrutura em placas de granito encimadas por um soldado em continência, voltado para o Sátão.
Esta cerimónia que contou com a presença de muitos satenses que se associaram ao evento e homenagearam os que combateram entre 1961 e 1974 nas colónias africanas portuguesas, teve intervenções, depois da bênção pelo padre José Cardoso, de Carlos Gil, ex-combatente, que já tinha sido um dos oradores do colóquio Dão e Demo sobre a guerra colonial, de José Tomás, presidente do núcleo de Viseu da Liga e também orador no colóquio, e de Alexandre Vaz, presidente da Câmara Municipal de Sátão.
No final foi efetuada uma cerimónia militar protagonizada por militares do Regimento de Infantaria 14 de Viseu e foi depositada uma coroa de flores junto ao monumento.
A encerrar todos os ex-combatentes presentes tiraram uma fotografia junto ao monumento e que aqui reproduzimos.
DÃO E DEMO