Sátão: Casa da Aprendizagem da Enterranha está quase concluída

A Casa da Aprendizagem da Quinta da Enterranha a que nos havíamos referido em anterior edição do Dão e Demo está praticamente concluída como se pode verificar pela foto que publicamos e pela sequência evolutiva que pode ser consultada no site que a comunidade ali residente disponibiliza na internet.
A escola, ou Casa da Aprendizagem, como lhe chamam, resulta de uma necessidade que a comunidade sentiu uma vez que tem neste próximo ano letivo duas crianças em idade de iniciarem a escolaridade. E a opção, em vez de as colocarem no sistema de ensino público, foi a de lhes proporcionarem “ensino doméstico”, ou seja aprendizagem que lhes é ministrada pelos próprios pais ou elementos da comunidade.
A sala de atividades, no primeiro piso, tem uma área de cerca de 24 metros quadrados e no rés-do-chão existe igual área que irá funcionar como cantina.
Este Casa da Aprendizagem é o resultado de uma vontade coletiva de 17 pessoas que vivem na Quinta da Enterranha, no concelho de Sátão, e onde pretendem construir uma “eco aldeia”. Para construírem a escola lançaram uma campanha de angariação de fundos através da internet e fizeram um apelo para que, para além do dinheiro, lhes doassem materiais diversos bem como pessoas que voluntariamente quisessem ajudar na construção.
O resultado começa já a ganhar forma.
Dão e Demo continuará a acompanhar a evolução da Casa da Aprendizagem e dela irá dando notícias.