Vila Nova de Paiva comemorou o dia do município com lançamento de Roteiro da autoria de João Inês Vaz


A 2 de Março, Vila Nova de Paiva comemorou o seu Dia do Município.
As comemorações iniciaram-se com o hastear das bandeiras ao som do hino nacional, sob a guarda de honra do corpo de bombeiros voluntários de Vila Nova de Paiva.
Seguiu-se uma missa na Igreja Matriz de Vila Nova de Paiva, em memória dos autarcas e funcionários já falecidos, com a participação do Grupo Coral Redemptoris Mater.
Durante a sessão solene que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal, foram homenageados funcionários da autarquia pelos 15, 20 e 30 anos ao serviço no município, na presença do executivo, membros da Assembleia Municipal, antigos autarcas, presidentes de Junta de Freguesia, outras entidades concelhias, comunicação social, funcionários e público em geral.
No programa das comemorações constou a apresentação do roteiro turístico e cultural do concelho, “Vila Nova de Paiva – Terras de Sempre”, da autoria de João Luís Inês Vaz, entretanto falecido. A apresentação desta obra de João Inês Vaz, ex-governador civil, professor universitário, arqueólogo, investigador, foi efetuada por Agostinho Ribeiro, diretor do Museu Nacional Grão Vasco, que a descreveu como uma obra apelativa e “uma ferramenta de rigor, de cientificidade e conhecimento”, num “misto de monografia e roteiro turístico com textos que nos dão realidades fidedignas do concelho e que valorizam as pessoas do território”.
O presidente do município, José Morgado, agradeceu a presença de todos os que se associaram às comemorações, especialmente a Amélia Albuquerque e ao filho de João Inês Vaz.
Referiu a importância desta obra na requalificação dos produtos culturais e gastronómicos do concelho e falou da urgência em dar continuidade ao trabalho que estava a ser desenvolvido no Museu Arqueológico do Alto Paiva para, em conjunto com o Centro Interpretativo Judaico, para poderem abrir as portas ao público.