Museu Nacional Grão Vasco assinala hoje 100 anos de existência com programa recheado

Notícia DÃO E DEMO
O Museu Nacional Grão Vasco (MNGV) assinala hoje, dia 16 de março, 100 anos de existência com um programa recheado de eventos.
O momento mais simbólico deste dia e que marca o ponto alto da “Festa do Museu, Festa de Viseu”, será o da inauguração da exposição “100 Anos Museu Nacional Grão Vasco”, às 18.30 h, cerimónia que será presidida pela Secretária de Estado da Cultura, Isabel Botelho Leal.
Esta exposição histórica sobre o Museu Nacional Grão Vasco estará patente ao público até 26 de junho e trata-se de uma exposição de forte componente memorial que dá a conhecer e celebra o percurso histórico do MNGV, desde a data de publicação em Diário do Governo da sua fundação (Decreto n.º 2:284-C, n.º 51), no dia 16 de março de 1916, até aos dias de hoje.
A cerimónia conta com a participação dos porta-voz, parceiros e mecenas do MNGV, permitirá acompanhar a visita-guiada à exposição, descobrir e saborear as novas edições temáticas do centenário, bem como informar sobre os principais desenvolvimentos e novidades do programa comemorativo da efeméride, cujas atividades decorrem até 2017, na cidade de Viseu e noutros pontos do País.
Agenda da Cerimónia de Inauguração “100 Anos Museu Nacional Grão Vasco”:
18h30 Boas vindas
Agostinho Ribeiro, Diretor do MNGV
18h40 Intervenções
David Santos, Subdiretor Geral do Património Cultural
Joaquim Fernando Nogueira, Presidente da Fundação Millennium BCP
Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu
Isabel Botelho Leal, Secretária de Estado da Cultura
19h15 Visita-guiada à exposição
Além da inauguração da exposição, “A Festa do Museu, a Festa de Viseu” anima a cidade durante todo o dia 16 de março, com um programa de atividades aberto ao público e que convida viseenses, visitantes e amigos do museu, para uma celebração conjunta dos 100 anos do MNGV.
Programa dia 16 de março:
10h00 RECEÇÃO, Adro da Sé de Viseu
10h30 MISSA SOLENE presidida por Sua Excelência Reverendíssima D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, Sé de Viseu
17h30 LANÇAMENTO Edição filatélica Centenário MNGV - parceria CTT, MNGV
18h00 LANÇAMENTO Peça Vista Alegre Centenário MNGV - parceria Grupo Visabeira, MNGV
18h30 INAUGURAÇÃO Exposição “100 Anos Museu Nacional Grão Vasco”, MNGV
19h30 LANÇAMENTO Vinho “Grão Vasco Reserva do Museu 1996” - parceria Sogrape Vinhos, MNGV
21h00 CONCERTO Coro do Teatro Nacional de São Carlos - Gabriel Fauré, Requiem, op. 48 - parceria Fundação Millennium BCP, Sé de Viseu (evento com lotação limitada e participação sujeita ao levantamento prévio de bilhete na receção do MNGV).
Notícia DÃO E DEMO