Agrupamento de Escolas de Sátão tem novo logotipo, escolhido entre seis propostas concorrentes

Notícia DÃO E DEMO
O Agrupamento de Escolas de Sátão tem um novo logótipo na sequência de uma votação levada a cabo no âmbito da comunidade educativa, entre as seis propostas que estiveram em votação.
Helena Castro, a diretora do Agrupamento especifica para o Dão e Demo que “ estiveram a concurso 6 propostas no seguimento de um desafio colocado pela direção do agrupamento. Já tinham sido feitas diversas tentativas de criação de um logotipo, mas não tiveram continuidade. Desta vez a comunidade escolar abraçou a ideia e participou. Participaram professores e alunos.”
“A escolha do logotipo efetuou-se através de uma votação realizada a partir do email institucional num formulário criado para o efeito. Houve 300 votos”, conforme esclareceu Helena Castro.
Quanto ao autor, Helena Castro esclarece que “o logotipo vencedor não tem um só autor”, pois houve “diversas pessoas que deram ideias para este logotipo”, dizendo que “em primeiro lugar, o grupo de professores desejava colocar as cores do concelho no logotipo e em segundo lugar, queriam encontrar um símbolo que pudesse representar todos os estabelecimentos escolares do Agrupamento.”
De seguida, a diretora diz que tiveram a ajuda de um designer gráfico tendo aproveitado o livro “que já era símbolo da escola sede e deram-lhe um visual mais atualizado, fazendo aproximar o seu formato ao de um tablet, uma tecnologia hoje muito utilizada na escola como complemento aos livros.”
Finalmente, Helena Castro diz ainda que “havia também o desejo de criar um logotipo que fosse fácil de utilizar em diferentes suportes (t-shirts, canetas, pins, batas, chapéus...) como forma de publicitar e identificar o Agrupamento em diferentes atividades e eventos. Assim surgiu a proposta do logotipo vencedor.”
Quanto à sua opinião sobre o logotipo, Helena Castro diz que é “bem conseguido, simples e que permite ao Agrupamento de Escolas ter um símbolo que identifique  todas as escolas e jardins de infância em qualquer evento. Para mim, o livro continua a ser o símbolo mais forte para representar a escola, na medida em que até historicamente as escolas nascem "dos livros" e em certo sentido os livros nascem das escolas. A escola é, pela sua natureza, o lugar por excelência dos livros, ainda hoje, cumprindo assim a sua missão de transmitir o conhecimento já adquirido. Por outro lado, as novas tecnologias permitem-nos, de forma muito rápida, transformar e reutilizar continuamente o conhecimento existente e contribuir para a construção de novos conhecimentos e novas perspetivas de utilização do conhecimento. Daí que me parece uma boa fusão simbólica o "livro-tablet" do nosso logotipo.”
Coincidência ou não o que é facto é que o logótipo que veio a ganhar apresenta grandes semelhantes com o da Câmara Municipal de Sátão quer nas cores quer nos símbolos gráficos que integra, como se pode verificar abrindo a página da autarquia.
A memória descritiva do novo logotipo e que consta no site do Agrupamento é a seguinte:
«A construção do logotipo foi inspirada na simbologia da bandeira do Concelho de Sátão. Os símbolos utilizados têm o seguinte significado:
A cor verde simboliza os campos, tendo ainda hoje o Concelho de Sátão uma mancha verde considerável e que o embeleza.
A cor púrpura faz lembrar os cachos de uva das vinhas do Concelho, estando este enquadrado na região vinhateira Dão-Lafões.
As duas figuras ovais com o livro no centro remetem para a correspondência das fronteiras do Agrupamento com as fronteiras do Concelho, apontando ainda o imprescindível papel da comunidade envolvente no acolhimento que faz à dinâmica escolar.
O livro tem uma dupla simbologia: globalmente, simboliza a transmissão do conhecimento, função principal da escola; remete ainda para o Elucidário, obra de Frei Rosa Viterbo, patrono da escola sede e que muito orgulha o Concelho.
O formato do livro faz também lembrar as tecnologias digitais das quais hoje não podemos prescindir para o ensino e a aprendizagem e para a organização da vida escolar.

Os raios de luz simbolizam o conhecimento produzido pelo contacto com os livros, com a escola e com o meio, que vem iluminar a vida das crianças e jovens que estudam no Agrupamento.»
Notícia DÃO E DEMO