Aguiar da Beira assistiu à fuga das freiras

Na noite de 26 de setembro teve lugar no largo dos monumentos, em Aguiar da Beira, a exibição da peça de teatro "a fuga das freiras", um grande evento de rua, um teatro comunitário, de assinalável êxito, iniciativa da Câmara Municipal.
A conceção e encenação esteve por conta do grupo Acert-Trigo Limpo que "recrutou" os atores, figurantes e músicos no concelho, num conceito de envolvimento da comunidade e onde durante algum tempo foi desenvolvendo uma grande trabalho de formação e de aprofundamento das técnicas e artes dramatúrgicas junto dos participantes.
O local, largo dos monumentos, foi, em tudo, adequado ao espetáculo que se baseou em cenas dos rituais e das festividades cristãs, mas também de divertimento popular, quermesses e bailes, centrando-se em torno da Nossa Senhora da Lapa e das freiras recriando um ataque dos mouros ao convento o que implicou a fuga das freiras, não sem antes terem protegido a santa da sua devoção.
O público compareceu em elevado número, esgotando todos os lugares sentados disponíveis e ainda enchendo, por completo, todo o espaço envolvente.