Os figurões da fábrica Bordallo Pinheiro apresentados na Assembleia da República

Foi apresentada no salão nobre da Assembleia da República no dia 22 de julho a mais recente coleção da fábrica "Bordallo Pinheiro", das Caldas da Rainha, e que, como se sabe, integra o universo da empresas Visabeira.
Esta coleção, designada de "Os figurões", é composta por cinco peças em cerâmica concebidas pelo cartoonista António e que retratam cinco individualidades contemporâneas incontornáveis, Obama, Papa Francisco, Merkel, Mário Soares e Eusébio, é acompanhada com textos de João Quadros e Rui Zink.
Com esta coleção visa-se "dar vida nova e continuidade à genialidade de Bordallo Pinheiro na área da caricatura e sátira social", nas palavras do administrador da empresa Lázaro de Sousa.
Para António, o autor das peças, a cerâmica acaba por ser uma síntese diferente do cartoon uma vez que enquanto aquele capta um momento específico a cerâmica tem que ter durabilidade e tem que "segurar bem o personagem".
As peças passam agora a estar à venda nas lojas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro, podendo também ser adquiridas através das lojas online.
Lá estive, entre outros, com os deputados Hortense Martins, António Braga e José Junqueiro, numa sessão que foi presidida pela presidente da AR Assunção Esteves, a quem foi oferecida uma coleção de "os figurões".
Excelente iniciativa esta, no último dia dos trabalhos parlamentares.