Mangualde: PS quer governo a acompanhar a modernização da PSA Peugeot-Citroen

LUSA, 18.05.2015 - «O PS vai levar à discussão e votação no Parlamento um projeto de resolução que recomenda ao Governo o acompanhamento dos projetos de modernização da Citroen de Mangualde, disse à Lusa o deputado José Junqueiro.
De acordo com o deputado socialista José Junqueiro, é fundamental que o Governo dê todo o apoio à modernização da PSA Peugeot Citroën de Mangualde, "nomeadamente naquilo que são os fundos comunitários que estão à disposição".
"Esperamos reunir o consenso de todas as bancadas parlamentares, na justa medida que a PSA Peugeot Citroën de Mangualde é uma empresa estratégica para a região, mas também para o país", alegou.
Na quarta-feira será discutido e votado no Parlamento o projeto de resolução n.º 1158/XII/4.ª, apresentado pelos deputados socialistas José Junqueiro, Acácio Pinto, Elza Pais, eleitos pelo círculo de Viseu.
Este projeto de resolução do PS recomenda ao Governo o acompanhamento dos projetos de modernização da Citroen de Mangualde, lembrando que o setor automóvel em Portugal "está sujeito a grande concorrência internacional e a grandes movimentos de deslocalização de empresas".
"Ao longo dos últimos anos foram muitas as que se perderam, desaparecendo milhares de postos de trabalho. Podem destacar-se, entre outros exemplos, a Renault de Setúbal, a Opel da Azambuja (1.100 colaboradores), a Johnson Control de Nelas (900), a Yazaky de Ovar (mais de 500) e Delphi da Guarda e Castelo Branco (mais de 1.000)", justificam.
No entender do deputado socialista, o projeto de modernização da Citroen de Mangualde serve para que a empresa se prepare para "continuar a receber novos veículos no futuro, mantendo e criando novos postos de trabalho".

No projeto de resolução, o PS recomenda ainda que o Governo, "no âmbito do novo quadro comunitário de apoios ao investimento, ajude a criar melhores condições de competitividade para que esta possa continuar a resistir à forte concorrência internacional e a garantir a sua sustentabilidade".»

Eis o projeto de resolução que o deputados do PS apresentaram na AR e que vai ser discutido amanhã:
Em Portugal, o setor automóvel está sujeito a grande concorrência internacional  e a grandes movimentos de deslocalização de empresas. Ao longo dos últimos anos foram muitas as que se perderam, desaparecendo milhares de postos de trabalho.´
Podem destacar-se, entre outros exemplos, a Renault de Setúbal, a Opel da Azambuja (1100 colaboradores), a Johnson Control de Nelas (900), a Yazaky de Ovar (mais de 500) e Delphi da Guarda e Castelo Branco (mais de 1000)
A PSA de Mangualde tem ao longo dos seus 52 anos de história demonstrado uma resistência que merece ser realçada e tem-se afirmado como um dos grandes ativos industriais do país  e um precioso baluarte no combate à desertificação do interior. Para além de apoios do Estado tem investido capitais próprios, mais de 30M€ só nos últimos anos.
Atendendo  à sua enorme  importância nacional, nomeadamente pelo elevado nível de exportações que a têm colocado no top 10 das maiores exportadoras nacionais;
E considerando a sua condição de pilar estruturante na economia regional resultante dos elevados  níveis  de emprego, direto e indireto, entendemos por bem, neste contexto, apresentar o seguinte projeto de resolução:
A Assembleia da República, reunida em plenário, delibera recomendar ao governo  o seguinte:
1.   Que acompanhe os projetos de modernização  da empresa  no sentido  de esta se preparar para continuar a receber novos veículos no futuro, em defesa dos postos de trabalho, do direito ao emprego tecnológico no interior  e da atividade industrial da PSA – Peugeot Citroen em Mangualde.
2.   E que  no âmbito do novo quadro comunitário de apoios ao investimento ajude a criar melhores condições de competitividade para que esta possa continuar a resistir à forte concorrência internacional e a garantir a sua sustentabilidade.
50º aniversário da fábrica de Mangualde
Deputados do PS Viseu com Carlos Marta no 50º aniversário da fábrica de Mangualde