Eurosondagem: PS sobe, coligação desce | PS - 38,1% | PSD+CDS - 33,6%

«(…) A formalização da coligação entre o PSD e o CDS, anunciada no passado dia 25 de Abril, não serviu aos partidos da actual maioria governativa para encurtar a distância em relação ao PS, que foi o partido que mais cresceu face ao barómetro de Abril.
A sondagem da Eurosondagem para a SIC e o Expresso atribui 38,1% das intenções de voto ao partido liderado por António Costa, que alcança um crescimento de 0,6 pontos percentuais face ao mês anterior. A ligeira subida dos socialistas, aliada à queda de 1,1 pontos da coligação laranja e azul, permite ao PS aumentar a distância face às forças da maioria para 4,5 pontos percentuais.
A apresentação do plano macroeconómico elaborado pelos sábios e que servirá de base para o programa socialista que deverá ser aprovado pela Comissão Política ainda em Maio, terá beneficiado o partido de António Costa. (…)
Em terreno positivo, António Costa continua a ser o líder mais popular para os portugueses, enquanto o vice-primeiro-ministro e líder centrista, Paulo Portas, e o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, também continuam a merecer uma avaliação positiva por parte dos eleitores.»