Morreu Mariano Gago, homem de ciência e da ciência | foi ministro em quatro governos do PS

Mariano Gago no dia do IPV, 6.12.2010 (foto: IPV)
O Partido Socialista e o seu secretário-geral, António Costa, manifestam a sua profunda consternação pela notícia da morte do professor José Mariano Gago.
Para além de eminente cientista, Mariano Gago foi ministro da Ciência e Tecnologia do XIII e XIV governos constitucionais e ministro da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior dos XVII e XVIII governos constitucionais, governos do Partido Socialista. E é justo que lhe seja creditada na sua atividade como membro do Governo a alteração do paradigma das políticas públicas de apoio à Ciência e à Tecnologia no nosso país.
Mariano Gago teve a visão e a coragem política de perceber que a aposta e o investimento nessas áreas constituíam e constituem incontornáveis fatores de progresso e de crescimento para um país. Defendeu sempre que “o desenvolvimento científico tem a possibilidade de influenciar a visão do futuro, porque convoca necessariamente a sociedade moderna e por isso é uma força democrática”.
Foi a sua capacidade em ver mais longe e o seu comando político que permitiu que nesse período Portugal tenha alcançado notáveis avanços na área da Ciência e da Tecnologia, aproximando-se bastante dos níveis de referência, num trabalho reconhecido internacionalmente. Portugal multiplicou por 17 o número de investigadores, por 32 a produção científica e por 15, em termos reais, o Produto Interno Bruto em Investigação e Desenvolvimento.
Portugal perdeu hoje um ilustre e dedicado servidor público, com uma ação verdadeiramente marcante nas últimas décadas, um senhor da Ciência e um combatente pelo desenvolvimento.
O PS perdeu também hoje um grande colaborador, que desde os Estados Gerais de 1995 colaborou sempre ativamente na definição das propostas e das políticas do partido nestas áreas.
Neste momento de grande dor partilhada, o Partido Socialista e o seu secretário-geral apresentam as suas sentidas condolências à família e aos amigos do professor José Mariano Gago.