Deputados do PS questionaram ministro da economia pelo facto de Sérgio Monteiro não receber o presidente de São Pedro do Sul

O presidente da câmara municipal de S. Pedo do Sul, Vítor Figueiredo, eleito com maioria absoluta pelos sampedrenses em 2013, tem, desde novembro desse ano, tentado marcar uma audiência com o secretário de estado das infraestruturas, transporte e comunicações, Sérgio Monteiro.
Infelizmente não tem conseguido, mesmo depois de contactos telefónicos que complementaram as solicitações formais via oficio. Assim, há mais de ano e meio que o autarca de S. Pedro do Sul espera uma resposta por parte do Governo.
Acresce o facto, e tem toda a pertinência lembrar, que os deputados do PS eleitos por Viseu também já tinham feito duas perguntas ao ministério da Economia sobre a requalificação da EN 16, entre as Termas de São Pedro do Sul e Vouzela, para dois destinatários.
A primeira, de abril de 2014, dirigida ao secretário de estado e a segunda, de outubro de 2014, dirigida ao ministro face à ausência de resposta de Sérgio Monteiro. Apesar do regimento impor 30 dias para os membros do governo responderem, até hoje nada.
Esta conduta é política e democraticamente inaceitável, mas é mais grave ainda quando vista à luz da atitude de que, a seguir, se dá nota.
É que o mesmo secretário de estado que não encontra agenda para receber o legítimo representante da autarquia de São Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, foi lesto, muito lesto mesmo, em encontrar um “tempinho” para uma reunião com os seus companheiros do PSD de Mangualde, com direito a fotografia e tudo, conforme noticiou a comunicação social regional.
Neste contexto, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais, os deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral perguntam ao senhor ministro da Economia:
1. Quando é que o senhor ministro vai instruir o seu secretário de estado, Sérgio Monteiro, para receber o presidente da câmara de S. Pedro do Sul?
2. Quando é que o senhor ministro tenciona mandar organizar a resposta às perguntas dos deputados supra referidos?
Palácio de são Bento, 1 de abril de 2015
José Junqueiro | Acácio Pinto | Elza Pais