Deputados do PS de visita a Penalva do Castelo: Um concelho com preocupações ambientais

Os deputados do PS, José Junqueiro, Acácio Pinto e Elza Pais, visitaram na manhã de 13 de abril o concelho de Penalva do Castelo a que preside, desde as autárquicas de 2013, Francisco Carvalho, eleito pelo PS.
Depois de uma reunião na câmara municipal, com o presidente do município, Francisco Carvalho, com o vice-presidente, José Laires, e com a vereadora, Lucília Santos, em que se inventariaram os principais constrangimentos e oportunidades para o município, foi efetuada uma visita a alguns dos projetos em curso.
Desta visita resultou claro que uma das grandes prioridades deste executivo, que está neste momento em cima da mesa, é a questão ambiental, mais concretamente a construção de uma nova etar, em Gôje, a jusante da atual, para tratamento das águas residuais.
Este investimento, cujo local visitámos, ascende a cerca de 2,5 milhões de euros e terá a comparticipação dos fundos comunitários. É uma obra crucial para a melhoria do tratamento dos efluentes e para qualificar os recursos hídricos e ambientais concelhios e para substituição da anterior que já não cumpre com a mínima qualidade a sua função.
Igualmente visitámos a zona industrial de Esmolfe/Sezures, uma obra com inúmeros problemas ao nível da conceção e do projeto, que foi herdada do anterior executivo, mas que agora com grandes dificuldades de compatibilização e enquadramento legal, este executivo está a tentar concluir para que se possa iniciar, de seguida, um trabalho de promoção da mesma junto de potenciais investidores.
Este é um daqueles casos em que os erros associados a más decisões técnico-políticas anteriores estão agora a provocar grandes contrariedades a nível de reposição de caminhos de acesso a propriedades, de redes de águas pluviais, de terraplanagem de lotes e mesmo de titularidade de terrenos dentro do perímetro da zona industrial.
Ficou, nesta visita, devidamente evidenciado um rumo de desenvolvimento, de inúmeros trabalhos em curso no concelho e sobretudo de uma grande vontade, por parte dos autarcas, de darem coerência a um projeto global de atratividade do concelho de Penalva do Castelo, um concelho com enormes potencialidades naturais, paisagísticas, patrimoniais e agro-florestais.