Câmara de Nelas comemorou o dia europeu do ENOTURISMO

PC de Nelas, Borges da Silva, na Quinta da Boiça
Estive, a convite do presidente da câmara municipal de Nelas, Borges da Silva, no dia 9 de novembro, no encerramento do dia do Enoturismo, iniciativa que aquele município da região demarcada do Dão levou a cabo com assinalável êxito. O encerramento ocorreu na Quinta da Boiça, em Canas de Senhorim.
Transcrevo a nota que a câmara de Nelas publicou relativa ao evento:
«Foi com um enorme sucesso que decorreram em Nelas no passado dia 09 de Novembro, as comemorações do Dia Europeu do Enoturismo, evento organizado pela Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN) em parceria com Câmara Municipal de Nelas e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV). No segundo ano consecutivo foi celebrado o dia, desta vez com um programa mais abrangente, que atraiu ao concelho de Nelas mais de 250 pessoas para as diversas iniciativas no fim-de-semana.
O programa da visita guiada às adegas teve início na Lusovini com uma explicação do projeto do futuro Centro Interpretativo da Vinha e do Vinho Dão, bem como uma visita às instalações seguido de uma prova de vinhos. No centro de Estudos Vitivinícolas do Dão foi explicado todo o projeto, tendo o Presidente da Câmara Municipal de Nelas lançado a ideia da criação de uma “Universidade do Vinho” nestas instalações capaz de projetar a região para as próximas décadas aproveitando as potencialidades do vinho do Dão.
 A visita prosseguiu para a Quinta do Carvalhão Torto e terminou da parte da manhã nas instalações dos Caminhos Cruzados.
O almoço foi livre e contou com a participação de 18 restaurantes do concelho que se aliaram à iniciativa através da sugestão de menus criados propositadamente para o efeito durante o fim-de-semana e que foram bastante concorridos.
Paralelamente à visita guiada que decorreu durante todo o dia, realizou-se um Curso de Iniciação à Prova de Vinhos orientado pela Enóloga Patrícia Santos que teve ao seu dispor vinhos de todos os produtores aderentes à iniciativa e que dotou os participantes de conhecimentos essenciais para uma apreciação crítica ao vinho, tendo abordados temas como a análise sensorial, a temperatura de consumo de vinhos, a importância dos copos, e algumas noções básicas para apreciar e reconhecer as diversas castas. Esta iniciativa foi um sucesso e contou com um leque vasto de inscritos bem como alguns órgãos importantes da Comunicação Social local, regional e nacional.
A Quinta de São Simão na Aguieira da Sociedade Vinhos Borges foi também ponto de visita e é no concelho de Nelas a que apresenta a maior vinha em faixa contínua do Dão com cerca de 70 hectares. A visita prosseguiu para Santar, Paço dos Cunhas com visita a um dos solares mais antigos do concelho, datado dos inícios do século XVII e instalações da Quinta do Sobral com provas de vinho e degustação de compotas tradicionais. Na Quinta da Fata, Vilar Seco, foi possível além da visita à adega, uma visita à casa dos proprietários.
A iniciativa culminou na Quinta da Boiça num ambiente acolhedor e de grande convívio.
Ao longo do dia os cerca de 100 de participantes nesta visita guiada tiveram a oportunidade de conhecer a cultura e paisagens vínicas do Coração do Dão e revelaram-se num público muito interessados por este sector onde marcaram presença alguns Holandeses, Ingleses e Belgas que ficaram encantados com o que Nelas tem para oferecer.
 As comemorações do Dia Europeu do Enoturismo têm como objetivo global posicionar o enoturismo (turismo de vinho) como uma realidade única e múltipla em todos os estados-membros da rede (Recevin), ao incentivar o consumo dos produtos locais, como argumentos de qualidade intrínseca da vida na Europa, promovendo uma homogeneização dos padrões de qualidade das diferentes vias de vinho europeu.
Produtores: Caminhos Cruzados, Carvalhão Torto, Lusovini, Casa de Santar, Paço dos Cunhas, Quinta da Fata, Quinta do Sobral, Quinta de São Simão, Quinta da Boiça, Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão – Quinta da Cale, Quinta do Castelo e Quinta do Mondego – Fontes da Cunha S. A.
Restaurantes: A Moderna, Bem-Haja, Grande Hotel Caldas da Felgueira, Hotel Nelas ParQ, Hotel Urgeiriça, Pelourinho, Paço dos Cunhas, Pizzaria Concerto, Ponte do Ouro, Pool Café, Prata do Dão, Quinta do Castelo, Retiro das Laranjeiras, Sabores Caseiros, Sárita, Taberna do Chef, Take Away João Coelho e Zé Pataco.»