1 de setembro de 2014: a luta contra o mapa judiciário não terminou, só agora começou!

foto: politicanarede.com.br
Inicia-se hoje, dia 1 de setembro, a implementação do novo mapa judiciário, um mapa aprovado pelo atual governo e pela maioria do PSD e do CDS que o suporta. Um dos maiores ataques alguma vez desferidos contra um dos principais pilares da democracia e do estado de direito.
Em nome de obscuros interesses, que não o de melhor justiça, encerram a partir de hoje três tribunais no distrito de Viseu (Armamar, Resende e Tabuaço) e outros quatro são transformados em meras "caixas de correio" a que se deu o nome de secções de proximidade (Castro Daire, Oliveira de Frades, São João da Pesqueira e Vouzela).
Mas quanto aos restantes não terão muito melhor sorte pois, mantendo-se como estrutura física, serão esvaziados de conteúdo ao verem a maioria dos seus processos a serem deslocados para a sede do distrito, ou seja para Viseu.
Aliás esta tarefa de transferência de processos não passou despercebida durante estes últimos tempos em que carros do exército andaram numa grande azáfama a transportar os processos para a nova sede da comarca - Viseu.
Enfim, um ataque despudorado às pessoas, aos concelhos, à justiça, à democracia, mas também à economia e, quiçá, à paz social.
A luta não terminou, a luta só agora começou!
Acácio Pinto