PS - Europeias 2014 em Coimbra: reuniões com o presidente da AAC e com o magnífico reitor

Os candidatos do PS às eleições europeias, José Junqueiro e Fátima Carvalho, acompanhados pelos deputados Acácio Pinto e Rui Pedro Duarte, este também presidente da concelhia de Coimbra do PS, pelo coordenador da JS de Coimbra, Tiago Martins, e por outros socialistas da estrutura local, reuniram-se no dia 20 de maio com o presidente da direção geral da AAC (associação académica de Coimbra), Bruno Matias,  e com o magnífico reitor da UC (universidade de Coimbra), João Gabriel Silva.
A reunião com Bruno Matias, estudante de direito, natural de São Pedro do Sul (Viseu), recentemente empossado, aconteceu no final da manhã na sede da AAC, depois de uma visita ao edifício que inteirou a delegação socialista das diversas atividades desenvolvidas pela associação. Nesta reunião abordaram-se questões relacionadas com o financiamento do ensino superior, ação social escolar, participação no movimento associativo por parte dos estudantes, o acesso ao ensino superior no espaço europeu e a necessidade da sua uniformação, entre muitos outros assuntos da atualidade para os estudantes.
De seguida os candidatos socialistas e os acompanhantes almoçaram numa das cantinas da UC, para depois de almoço reunirem com o magnífico reitor.
Nesta reunião, que durou cerca de uma hora, o reitor explanou os principais constrangimentos com que se debate a sua instituições, sendo que o do défice orçamental estrutural de 2014 seja aquele que maiores preocupações lhe suscita. Deu ainda nota de toda uma forte estratégia de internacionalização da universidade, de abertura a estudantes de vários países, como forma de colmatar alguns dos problemas orçamentais, mas também e sobretudo como uma via para continuar a afirmar a universalidade da Universidade de Coimbra, uma das principais marcas globais do nosso país.