Manhouce - São Pedro do Sul: 1ª Feira da vitela de lafões, de 16 a 18 de maio

O presidente da câmara municipal de São Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, com a presença de Isabel Silvestre e do seu magnífico grupo coral, do presidente da assembleia municipal, Vítor Barros, e do presidente da junta de freguesia, Carlos Alberto Laranjeira, procedeu no dia 16 de maio à abertura oficial da feira da vitela de lafões, em Manhouce, que decorrerá até dia 18.
Associaram-se também a este evento, para além de muita população, os deputados do PS, José Junqueiro e Acácio Pinto, a deputada do BE, Mariana Mortágua, os autarcas do concelho e da região, bem como a confraria dos gastrónomos da região de lafões.
Esta é uma importante iniciativa, de grande significado para a vitela de lafões e para os produtos endógenos da região, com a particularidade de se efetuar em Manhouce, num território de interior, bem marcado pela ruralidade, uma freguesia inserida num ambiente serrano e com paisagens paradisíacas, onde a serra da Freita e o rio Teixeira, com os seus vales profundamente encaixados, fazem a diferença para tantos amantes do turismo de natureza e dos desportos radicais.
O evento constou de um desfile de carros de vacas, carregados com carqueja e com ferramentas agrícolas, que se iniciou junto à igreja. Sempre acompanhado por muitas pessoas e pelo grupo coral de Manhouce, de Isabel Silvestre, sob orientação de Alexandrino Matos, o cortejo foi fazendo paragens, em locais com significado etnográfico, para escutar as magníficas vozes do grupo. Igualmente, durante o percurso, procedeu-se a uma demonstração, pelo presidente da junta de freguesia, de lavrar a terra, "à antiga", com vacas, bem como da lavagem de mantas no rio Teixeira, por lavadeiras de Manhouce, antes do cortejo terminar no largo da sede da Junta de Freguesia onde se efetuou uma visita aos stands ali existentes e onde decorrerá a feira.
A finalizar um lanche servido no chão, sobre mantas, encerrou este primeiro dia da feira da vitela de lafões.
Para os demais dias estão previstas chegas de bois, exposições de artesanato, concurso pecuário, animação musical.
Parabéns.