19.04.1973 - 19.04.2014 | PS faz 41 anos

«Nos momentos mais marcantes da democracia portuguesa, o PS disse presente e ajudou a construir um futuro melhor para todos os portugueses.
Foi assim, entre outros momentos, na elaboração da Constituição da República, na defesa da liberdade, na construção de um Estado social e na nossa adesão à União Europeia.
A história do PS confunde-se com a história da fundação e da consolidação da democracia     em Portugal.
Neste dia, saudamos todos os socialistas, os fundadores, os militantes e os portugueses que se identificam com os nossos valores de liberdade, igualdade e solidariedade.
Neste dia, renovamos a nossa prioridade: criação de emprego e de riqueza, através de políticas públicas que dinamizem a nossa economia.
Neste dia, reafirmamos a nossa defesa do Estado Social. Este Governo aproveitou a crise para atacar a escola pública, o Serviço Nacional de Saúde e a Segurança Social. A intenção do Governo é clara: criar um Estado mínimo, onde cada pessoa fique entregue a si própria. Seremos intransigentes na defesa do Estado Social como garante da promoção da igualdade de oportunidades entre os portugueses e do combate às desigualdades.
Neste dia, renovamos o nosso compromisso com uma Europa política, económica e social, onde o valor da solidariedade será a bússola de todas as políticas: para problemas comuns, soluções comuns. É este o sentido do projecto europeu.
Todos os dias, na nossa ação política, defendemos os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade. São estes valores que norteiam a alternativa política que estamos a aprofundar. Um projecto político que adequa os valores do PS à realidade atual. Um projecto que, estamos certos, corresponderá à vontade da maioria dos portugueses. Um programa realista, sem mentiras ou ilusões.
Este esforço envolve milhares de portugueses. Militantes e independentes que querem virar a página na governação de Portugal para dar um novo rumo ao nosso país.»

O Secretariado Nacional do PS