Vila Nova de Paiva: III Feira do Fumeiro do Demo teve lugar no Touro

Vila Nova de Paiva esteve em festa no dia 9 de março, com mais uma edição bem sucedida da Feira do Fumeiro do Demo, numa iniciativa da Câmara Municipal, com o apoio da Junta de Freguesia de Touro, no âmbito da promoção dos produtos típicos da região e da dinamização da economia local.
O Parque Urbano de Touro foi, novamente, o palco deste 3º certame, visitado por uma enorme quantidade de pessoas que degustaram e compraram o típico fumeiro, o pão caseiro, os queijos, os licores, os doces, o mel, os legumes ou o artesanato nos cerca de 90 expositores de produtores e artesãos locais e de outros pontos do país.
O autarca da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, José Morgado, e o Presidente da Junta de Freguesia de Touro, Amândio Salvador, foram os anfitriões desta feira que contou com a presença de ilustres convidados entre eles, José Junqueiro e Acácio Pinto, deputados do PS na Assembleia da República, Miguel Ginestal, chefe de Gabinete de António José Seguro, de autarcas e membros do executivo de municípios vizinhos (Aguiar da Beira, Penalva do Castelo, Mangualde, Moimenta da Beira e Carregal do Sal).
Tasquinhas de petiscos, uma prova de fumeiro e porcos no espeto estiveram ao alcance de quem visitou a 3ª Feira do Fumeiro do Demo. Na cave do Lar de Idosos de Touro decorreu o almoço convívio onde estiveram cerca de duas centenas de pessoas para degustar um cozido de carnes e fumeiro.
O bom tempo ajudou à animação de rua que esteve a cargo de grupos tradicionais (Fanfarra de Touro, Pifaradas Zabombadas de Unhais da Serra e o Grupo Folclórico e Etnográfico de Vila Cova à Coelheira) culminando com a atuação da cantora Ruth Marlene.
(cm-vnpaiva.pt)