Sátão: Inauguração da exposição de fotografia "por caminhos da Samthiago"


Foi aberta ao público, na casa da cultura de Sátão, no dia 9 de fevereiro uma exposição de fotografia designada de "por caminhos da Samthiago".

Esta exposição decorre no âmbito de um concurso de fotografia sob o tema “Por caminhos da SAMTHIAGO®”, onde o atelier SAMTHIAGO®, de conservação e restauro, pretende que seja divulgado o trabalho de conservação e restauro realizado nos cerca de oitenta monumentos espalhados por grande parte do território nacional em que a empresa teve a oportunidade de intervir. Outro dos grandes objetivos deste concurso e posterior exposição é sensibilizar através da fotografia, para a temática da preservação do património.

As vinte fotografias já selecionadas irão divulgar e promover tanto o trabalho dos fotógrafos, como do Atelier Samthiago e, principalmente, todo o legado patrimonial existente em Portugal, de onde se destaca o ex-líbris de todo o concelho de Sátão e até do distrito de Viseu: a Capela de Nossa Senhora da Esperança, localizada em Abrunhosa, freguesia de S. Miguel de Vila Boa.
Desta exposição, para além das fotografias vencedoras do concurso estarem em destaque, também constam uma série de fotos do concelho de Sátão, desde a capela de nosso senhor dos Caminhos e convento de santa Eufémia ou da Fraga, entre outros.
“Por caminhos da SAMTHIAGO®” estará patente até ao dia 08 de março de 2014.

Estiveram presentes alguns autarcas e pessoas do concelho com destaque para o presidente da câmara de Sátão.
Eu lá estive com outros deputados municipais do PS, a Paula Cardoso e o presidente da junta de Sátão, o António José Carvalho.
(Fontes: texto - CMS | fotos - L&C)