Perguntas ao secretário de estado da alimentação e investigação agroalimentar sobre dívidas à UADS

Audição do secretário de estado da alimentação e da investigação agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, que decorreu na comissão de agricultura no dia 4 de fevereiro a propósito das dívidas aos laboratórios por parte da direção geral de alimentação e veterinária, no caso concreto à UADS (União dos agrupamentos de defesa sanitária) que tem sede em Viseu no parque industrial de Coimbrões.
A este propósito a LUSA difundiu uma nota de aqui se deixa o seguinte extrato:
«Questionado sobre o pagamento dos serviços prestados pelas UADS/OPP (Agrupamento de Defesa Sanitária/Organização de Produtores que asseguram serviços relacionados com a sanidade animal), Nuno Vieira e Brito salientou que foram pagas as dívidas relativas a 2011 e 2012, faltando apenas 50% do valor de 2013 (cerca de dois milhões de euros).
“Já foi solicitado o pagamento de dois milhões e entendemos que no final de março, princípios de abril poderemos pagar o restante”, adiantou.
O secretário de Estado assinalou ainda que existem 106 OPP a nível nacional e que pretendia dar “mais eficácia” a estas organizações.
Nuno Vieira e Brito acrescentou que também já deu instruções para iniciar os procedimentos para pagar os 200 mil euros de dívida do Estado aos laboratórios responsáveis pelas análises veterinárias.»