Deputados do PS, eleitos por Viseu, questionaram o governo sobre acessibilidades a Cinfães e região envolvente

Senhora presidente da assembleia da república:
O concelho de Cinfães insere-se numa paisagem magnífica, de montanha, entre o alto da serra do Montemuro a sul e o rio Douro a norte, e que fruto dessa circunstância se confronta com um grave problema de acessibilidades.
Estão neste caso as acessibilidades que se projetam para Viseu e para a área metropolitana do Porto de que se destacam aqui a EN 225, o IC 35 e a ligação à A4.
Quanto ao IC 35, um itinerário que integra o PRN 2000, entre Penafiel e Sever do Vouga, apesar de ter sido alvo das mais diversas diligências, petições com milhares de assinaturas, lançamento de especificidades técnicas e elaboração do projeto de base no troço entre Penafiel e Castelo de Paiva, este efetuado pelo governo do PS, o que é facto é que nada mais de concreto tem sido dito, pelo atual governo, às populações sobre o estado deste itinerário complementar.
Quanto à EN225, uma estrada que serve os concelhos de Cinfães, Castelo de Paiva, Arouca e Castro Daire é fundamental para todo o vale do rio Paiva e todas as populações aí residentes e funciona como complementar e alternativa à EN 321, em dias neve, na ligação para Viseu. Esta via, muito sinuosa, fruto com certeza da morfologia, encontra-se muito degradada e necessita de uma intervenção estruturante que possa corrigir o seu traçado e requalificar o seu pavimento e sinalização.
Quanto à ligação à A4 impõe-se que de uma vez por todas se equacione esta via para que a acessibilidade de Cinfães á área metropolitana do Porto seja de uma vez por todas melhorada. Esta ligação constituir-se-ia como uma das maiores “ajudas” ao esforço de desenvolvimento que o município de Cinfães está a efetuar no âmbito das políticas de criação de emprego e de fixação das populações, cujo êxito é crucial para a diminuição da elevadíssima taxa de desemprego, superior aos 25%, que afeta o concelho.
Face ao que precede e ao facto de o governo ter colocado na agenda política, recentemente, inúmeros investimentos no âmbito das acessibilidades em todo o país (IEVA), os deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu, nos termos constitucionais e regimentais, vêm solicitar ao ministro da economia, através de vossa excelência, senhora presidente, resposta para as seguintes questões:
1. Reitera o governo a importância da construção do IC 35?
1.1. Caso o mesmo seja desenvolvido por troços, qual o primeiro troço que vai ser executado e qual o calendário de execução?
2. Quais as obras que estão programadas para a EN 225 e qual o cronograma de desenvolvimento das mesmas?
3. A ligação de Cinfães à A4 – Barragem do Carrapatelo-Mesquinhata- Marco de Canaveses- é uma prioridade para o atual governo?

3.1. Em caso afirmativo em que estado se encontra essa obra e qual é o compromisso que o governo assume com os cinfanenses para a sua concretização?
Palácio de São Bento, 20 de fevereiro de 2014
Os deputados do PS
Acácio Pinto
José Junqueiro
Elza Pais