Assembleia municipal de Sátão | Todos os eleitos do PS intervieram

Teve lugar no dia 30 de dezembro a reunião ordinária, de final de ano, da assembleia municipal de Sátão, presidida por Eugénia Duarte, para aprovar, entre outros, o plano e o orçamento municipal para o ano de 2014, que contou com a presença dos dez elementos do PS, nove eleitos e o presidente da junta de Sátão, sendo que a Ana Isabel Almeida, foi substituída pelo Rui Pina. Registou-se ainda a presença de duas vereadoras do PS, a Rosa Carvalho e a Catarina Almeida.
Importa aqui referir que todos os elementos do PS na assembleia (Acácio Pinto, José Carlos Moreira Costa, Paula Cardoso, José António Figueiredo, Rebelo Marinho, Rui Pina, Carlos Silva, António Carlos Rodrigues, Inês Nunes e António José Carvalho) usaram da palavra, nos mais diversos contextos. Ora para questionar o presidente da câmara, Alexandre Vaz, sobre assuntos de interesse para o concelho, ora para intervir na discussão dos pontos em agenda, ora para sugerir alterações ao funcionamento da assembleia municipal, ora para efetuar propostas.
É, pois, para mim uma grande honra poder dizer isto mesmo: que os eleitos do PS deram corpo ao mandato que lhes foi atribuído pelo povo nas últimas eleições autárquicas.
Notas mais importantes da reunião:
- Aprovação de dois votos de pesar, por unanimidade: pelo falecimento de Jorge Figueiredo, que foi vereador do PS no mandato anterior e pelo falecimento de Nelson Mandela, o "libertador" da África do Sul.
- Aprovação, por unanimidade, de uma moção contra o encerramento da repartição de finanças de Sátão.
- Apresentação pelos deputados do PS de uma proposta de recomendação à câmara municipal de Sátão para atribuição da medalha de ouro do concelho ao cidadão Fernando Manuel da Costa Ferreira, de Lamas de Ferreira de Aves.
- Aprovação do orçamento e plano com dez abstenções do PS.
- PS, conforme se tinha comprometido na campanha eleitoral, avançou com propostas de alteração do regimento a serem analisadas no grupo de trabalho para a sua revisão: reuniões em período pós-laboral; intervenção do público no início das reuniões.