Resende: Deputados do PS presentes no 50º aniversário do externato D. Afonso Henriques

A convite do diretor, padre José Augusto Marques, os deputados José Junqueiro e Acácio Pinto estiveram, no dia 30 de novembro, em Resende nas comemorações do 50º aniversário do externato D. Afonso Henriques.
Marcaram presença neste importante evento para o externato e para a comunidade resendense as várias gerações de alunos, de professores e de diretores. As autoridades civis e religiosas também se associaram ao mais alto nível. Destaco, a nível local, o presidente da câmara e da assembleia, respetivamente Garcês Trindade e António Borges; regional, o delegado da direção de serviços de educação do norte; nacional, o secretário de estado da educação, João Casanova Almeida. Das autoridades religiosas estiveram presentes o bispo emérito de Lamego, D. Jacinto Botelho, os padres ligados à instituição e párocos locais.
Assinalo também a presença do representante da AEEP (associação de estabelecimentos de ensino particular e cooperativo), José Fernandes.
Valeu a pena ter ido, porque o Externato preparou uma magnífica cerimónia/sarau onde todos, afetivamente, deram conhecimento das suas experiências na instituição, da qual saíram muitos nomes ilustres da vida cultural, política e cívica de Portugal.
O Bispo Emérito de Lamego, D. Jacinto, fez o encerramento final da cerimónia, também num tom afetivo e valorizando todos aqueles que permitiram este caminho de 50 anos. Testemunhos, discursos, teatro, música e uma magnífica tuna preencheram a tarde, que se fez noite muita fria, em Resende.
(Texto e fotos: L&C | Gota de Água)