[opinião] Assembleia intermunicipal Viseu Dão Lafões: um bom prenúncio!

Reuniu-se no dia 16 de dezembro, em Castro Daire, a assembleia intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões. E se a ordem de trabalhos era vasta, isso não impediu um profundo e longo debate em torno de importantes assuntos para a região com inúmeras intervenções e réplicas que deram um claro sinal de que os deputados que integram esta assembleia estão completamente disponíveis para o aprofundamento dos temas estratégicos para este nosso território que se estende por catorze concelhos.
Para além da aprovação dos pontos que se prendem com os formalismos decorrentes da lei (secretário executivo, questões orçamentais e de pessoal) não deixaram de estar em cima de mesa, através de moções aprovadas, as questões relativas ao encerramento de serviços (finanças e tribunais), as acessibilidades rodoviárias, nomeadamente autoestrada Viseu-Coimbra e IC12 e ferroviárias, que reforcem a linha da beira alta e avancem para uma ligação Aveiro-Viseu-Vilar Formoso-Salamanca, em prestações elevadas. Importa também referenciar que o aeródromo de Viseu, estrutura municipal, mereceu a atenção dos deputados pela mais-valia regional que o mesmo pode desempenhar em diversas áreas de utilização.
Mandela, igualmente, esteve presente e foi evocado, como uma referência universal, através da aprovação de uma moção a remeter aos representantes do povo sul-africano.
Foi para mim gratificante poder ter constatado que a motivação é alta e que cada um, à sua maneira e com o seu estilo próprio, intervirá e questionará os poderes instituídos, desde logo o conselho intermunicipal, mas também a administração central, sobre as mais diversas matérias, tenho a certeza, com um só objetivo: servir este território que é o seu, que é nosso.
De retorno espera-se o mesmo, transparência relacional, que foi inequívoca da parte do presidente do conselho, José Morgado.
Acácio Pinto
2013.12.18