PS agradece trabalho dos bombeiros e apela à prevenção

Os deputados do PS, José Junqueiro e Acácio Pinto, acompanhados por Joaquim Santos, membro do PS na assembleia municipal de Tondela, deslocaram-se no dia 23 de agosto ao posto de comando operacional, situado em Carvalhal da Mulher, no concelho de Tondela, para se inteirarem da dimensão do incêndio florestal que deflagrou na serra do Caramulo, que causou graves danos humanos, com a morte de uma bombeira e ferimentos em outros seus colegas.
Ali reuniram com o comandante António Ribeiro que estava a comandar as operações  e deixaram uma palavra solidária para a família enlutada e de grande apreço pelo trabalho que está a ser desenvolvido por todos os agentes de proteção civil, com destaque para os bombeiros.
De seguida deslocaram-se ao CDOS de Viseu, nas instalações do antigo governo civil, onde reuniram com o comandante distrital da proteção civil, Lúcio Campos e onde também contactaram com o segundo comandante distrital, Henrique Pereira.
Nessa sequência José Junqueiro efetuou declarações à comunicação social deixando-se aqui a síntese das mesmas através da LUSA:
«O vice-presidente da bancada parlamentar do PS, José Junqueiro, agradeceu hoje aos bombeiros o trabalho que têm feito no combate aos incêndios florestais e apelou aos portugueses que não descurem a prevenção.
“A melhor maneira de podermos ajudar os bombeiros é evitar que eles ponham a sua vida em risco e que existam tragédias e fogos florestais com a dimensão dos que temos no nosso distrito”, afirmou José Junqueiro aos jornalistas, em Viseu.
José Junqueiro deslocou-se ao posto do comando operacional do incêndio de Tondela, que foi dado como dominado ao início da manhã de hoje, para agradecer aos bombeiros e “enviar uma mensagem solidária às famílias enlutadas”.
Por entender que, “num momento como este, as energias devem concentrar-se neste esforço que as pessoas estão a fazer e que levam à perda da própria vida”, o deputado socialista eleito pelo círculo de Viseu escusou-se a tecer considerações sobre o dispositivo de combate a incêndios.
“É natural que haja fadiga de material. A única coisa que constatámos é que (os bombeiros) têm, de facto, dificuldades, mas que são pessoas excepcionais que estão a fazer o melhor. As autoridades todas estão a fazer tudo para dar a melhor resposta às populações”, frisou.
José Junqueiro deslocou-se ao Comando Operacional Distrital de Viseu para perceber a dimensão das ocorrências no distrito, tendo ficado a saber que estão no terreno mais de 700 pessoas a combater os fogos florestais, apoiadas por mais de 220 viaturas.
“É um esforço enorme e que nos deve levar a reflectir, porque sobretudo no nosso distrito e nos nossos concelhos tem sido recorrente o aparecimento destes fogos que têm, regra geral, estes fins dramáticos”, lamentou.
Na sua opinião, “a justiça deve ter mão pesada, muito pesada” relativamente aos incendiários, porque “este é um ato da maior gravidade, que inclusivamente rouba a vida às pessoas”.»