VISEU CRIATIVA foi o tema para o debate da candidatura de José Junqueiro em torno das questões culturais

A candidatura de José Junqueiro promoveu, no Auditório Mirita Casimiro, um debate sobre as propostas inseridas no seu programa de candidatura à autarquia, subordinado ao tema "Viseu Criativa". Manuel Maria Carrilho, presidente da Comissão de Honra foi o convidado, conjuntamente com Ricardo Pais, Paulo Ribeiro e Joaquim Alexandre Rodrigues. A escolha do local foi simbólica e traduz a vontade do futuro executivo em ser parceiro ativo na garantia da sua continuidade.
Em Viseu não fecharão mais espaços de cultura. O debate foi descontraído, com um ambiente solto, onde todos puderam dar os seus contributos sentido proximidade e partilha dos seus pontos de vista. O programa é aberto, as propostas são públicas - e muitas - pelo que aqui nos limitamos a enquadrar o debate. O atual pavilhão multiusos será intervencionado numa estratégia de módulos para que fique pronto e confortável para receber grandes e pequenos eventos, reuniões limitadas e grandes congressos, dotando assim o concelho de mais um fator de competitividade.
Viseu, cidade histórica e Viseu cidade de histórias, foi uma  dominante para significar a importância do seu património, da sua valorização e da ambição de internacionalizar aquilo que temos de único e singular. A Cava de Viriato, a Feira de S. Mateus ou as Cavalhadas de Vildemoinhos são alguns exemplos das nossas "histórias" que urge "contar".
Na mesa, Manuel Maria Carrilho, Ricardo Pais, e Paulo Ribeiro significavam a mudança que nasceu  em Viseu com o Teatro Viriato, lançado pelo Eng. Engrácia Carrilho. Foi pela sua intervenção direta, apoiada pelos governos socialistas, a começar com o de António Guterres e pela mão do então ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho, que tudo começou e que a autarquia tem hoje um equipamento de referência, com vida.
Foi também naquele tempo que se operou a intervenção e e mudança no museu de Grão Vasco,
que se criaram as redes de leitura ou se intervencionou a Sé, desta feita por impulso de João Cravinho. José Junqueiro, deputado e governante em períodos distintos, foi sempre o dinamizador das soluções que hoje conhecemos. Bem podem os seus adversários políticos dizer que nada aconteceu, porque a história não se apaga.

Foi relembrado o anterior debate sobre os "Centros históricos", com os socialistas António Magalhães e José Gomes Fernandes, que, respetivamente, ao longo de muitos anos fizeram de Guimarães e do bairro do Barredo, no Porto, espaços classificados pela UNESCO como património da Humanidade. No fundo esta alusão foi um sinal da ambição da candidatura em levar Viseu mais longe.
(josejunqueiro2013viseu.blogspot.pt)