Viseu: Grão Vasco e Misericórdia assinalaram o dia internacional dos museus

No dia 18 de maio assisti, pelas 17 horas, numa iniciativa do museu Grão Vasco, a uma visita guiada ao museu em forma de teatro, designada de "Achamentos - a descoberta do Brasil por Pêro Vaz de Caminha" interpretada pelo grupo TGV - grupo de teatro da escola Grão Vasco de Viseu, com guião e encenação de Carlos Clara Gomes, com apoio de professores da escola, sempre em proximidade com os atores, os seus alunos.
Foi uma excelente viagem aos diversos espaços do museu, acompanhados por música, por declamação de textos e por um "índio" que a todos guiou. Esta viagem permitiu a todos a "degustação" do espólio do museu, de que se destacam as pinturas de Vasco Fernandes, o nosso Grão Vasco e em simultâneo rememorizar os "achamentos"!
O diretor do museu, Sérgio Gorjão, deu as boas vindas a todos e acompanhou, também, a visita.
De seguida, a partir das 18 horas, na igreja da Misericórdia, cujo museu esteve aberto ao público, aconteceu um excelente concerto de música, uma colaboração do conservatório de música regional de Viseu com esta iniciativa.
O recuperado órgão da igreja foi o instrumento âncora do concerto, mas também aconteceu, canto, guitarra clássica, violino, acordeão, guitarra portuguesa e flauta.
José Carlos Sousa, diretor do conservatório de música, e Henrique Almeida, da Misericórdia, enquadraram, no início, o evento.
Parabéns ao museu Grão Vasco, à misericórdia de Viseu e ao conervatório regional de música de Viseu.
MUSEU GRÃO VASCO
MUSEU DA MISERICÓRDIA E CONCERTO