Perguntas ao secretário de estado da cultura: Para quando a construção do arquivo distrital de Viseu e a requalificação do museu de Lamego?


Perguntas colocadas durante a audição do secretário de estado da cultura, no dia 24 de abril de 2013, na comissão de educação ciência e cultura.

1. ARQUIVO DISTRITAL DE VISEU
O arquivo distrital de Viseu funciona num magnífico edifício do município, designado por Casa Amarela, espaço que se tornou exíguo para dar resposta ao tratamento e arquivo de todo o espólio que, nos termos da lei, tem que ali ser conservado.
Daí que a construção de novas instalações, na Quinta da Cruz, seja uma aspiração dos viseenses.
Atentos a isso os deputados do PS eleitos por Viseu colocaram ao secretário de estado da Cultura, Xavier Barreto, através de Acácio Pinto, deputado na comissão de educação, ciência e cultura, a questão da construção das novas instalações.
Aliás, este era um dos compromissos mais badalados pelos deputados do PSD, no final da anterior legislatura, que nos últimos dois anos estiveram e estão no governo, e sobre tal obra nada. Até diziam que se tinham que aproveitar os fundos do QREN para tal! E não se esqueça que durante 22 meses o responsável pelos fundos comunitários foi o autor de muitos dos escritos mais exacerbados sobre esta matéria.
O que é facto é que hoje desses mesmos deputados/governantes nada se conhece sobre esta matéria. E o secretário de estado da cultura deu como resposta que talvez para o quadro comunitário 2014-2020.
Em que ficamos?
Afinal a obra é ou não prioritária? É ou não um compromisso?

2. MUSEU DE LAMEGO
Este museu tem vindo a ser desqualificado por este governo. Para além disso nada nos dizem sobre as obras de requalificação.
Daí se ter imposto de novo a pergunta: Para quando a requalificação do museu de Lamego? Uma aspiração dos lamecenses e que é uma necessidade para um museu que tem um vasto e valioso espólio de arte, desde pintura a tapeçarias.
As obras estavam projetadas e financiadas: Qual o problema?
Afinal só houve pressa em mudar de diretor?