Pergunta ao ministro Nuno Crato: quais as escolas a requalificar em 2013 no distrito?


Deixo o vídeo com a pergunta que efetuei no dia 26 de março ao ministro da Educação, durante a audição que ocorreu na comissão de Educação da AR, a propósito da requalificação de escolas no distrito de Viseu em 2013.
A resposta do ministro foi nula. Disse que Resende e Oliveira de Frades estão em fase de conclusão e que a Escola Latino Coelho e S.P.Sul estão suspensas (VER AQUI RESPOSTA).
Não disse mais nada quanto às questões levantadas.
Guião da minha intervenção, para a qual só tinha 1' 30'':
Vou-me prevalecer, hoje, do facto de ser eleito pelo círculo eleitoral de Viseu para lhe falar da requalificação das escolas em 2013 no distrito de Viseu.
E faço isto aqui porque em 29 denovembro de 2012, após a aprovação do OE 2013, lhe ter colocado uma pergunta que até hoje, quatro meses após, não teve resposta de Vª Exª, quando o regimento da AR dá ao governo 30 dias para responder (artº 229º, nº3).
Não fica bem ao ministro da Educação este desrespeito da AR pois nem respondeu nem justificou a não resposta.
Vamos aos factos e pode redimir-se e responder aqui hoje à pergunta.
No distrito de Viseu no início de 2011 havia um conjunto de escolas que estavam com projetos concluídos ou em vias de terem uma solução (casos, por exemplo, das escolas de S.P.Sul, Latino Coelho-Lamego, Moimenta da Beira, Viriato e Grão Vasco e Mangualde, para além de O.Frades que tem avanços e recuos).
E a pergunta era e é: Quais as escolas do distrito de Viseu que irão receber obras de requalificação durante o ano de 2013 e qual o cronograma de execução?
Para ter a consciência da urgência da requalificação deixo-lhe a título de exemplo o que se passa em S.P.Sul. O ministério da Educação alienou a EBI à câmara municipal uma vez que estavam previstas obras de requalificação e ampliação da Secundária para receber os alunos pelo que esta escola nem ao plano tecnológico teve acesso. Como as obras estão suspensas os mais de 400 alunos da EBI estão em instalações municipais por tolerância, há dois anos, da câmara municipal o que não nos parece adequado.
E já agora remeta-nos a listagem, a nível nacional, das escolas a requalificar em 2013.