Deputados do PS questionaram o Governo sobre variante a Penalva do Castelo

Foto: www.casadainsua.pt
Pergunta que os deputados do PS eleitos por Viseu colocaram ao ministro da economia e do emprego relativamente à execução da variante a Penalva do Castelo:
«Ex. ma Sr.ª Presidente da Assembleia da República
A construção de uma variante à vila de Penalva do Castelo é uma justa expectativa das populações do concelhocom a finadade de a mesma ser um elemento estruturante para a fluidez do trânsito e como uma mais-valia para as populações e empresas que veriam a sua ligação a Mangualde (A25) e ao Sátão muito mais facilitada.
Iniciou-se, mesmo, o desenvolvimento de estudos e de projetos com vista à realização de tal acessibilidade que, genericamente, se desenvolveria entre a Quinta da Silva (Penalva do Castelo) e Rio de Moinhos (Sátão) numa distância de, aproximadamente, seis quilómetros.
Este assunto é transversal a todas as forças vivas do concelho e tem merecideo diligências diversas dos autarcas de Penalva do Castelo e mesmo dos deputados eleitos pelo PSD no círculo eleitoral de Viseu, alguns destes, hoje, no governo.
Tendo, portanto, por base a unanimidade existente em torno desta obra e estando-se a assistir nos últimos tempos a um surto de declarações de governantes sobre investimentos muito vultosos do governo no país, em acessibilidades e infraestruturas rodoviárias, ferroviárias e marítimas, e atendendo ainda ao facto de fazer todo o sentido investir no interior, como tem sido salientado nos mais diversos estudos sobre sustentabilidade e coesão territorial, os deputados signatários, eleitos nas listas do PS pelo círculo eleitoral de Viseu, vêm através de vossa excelência, senhora presidente, solicitar ao ministro da economia e do emprego, o viseense Álvaro Santos Pereira, resposta às seguintes questões:
1. Confere o governo prioridade à variante de Penalva do Castelo, no contexto de investimentos que têm vindo a ser anunciados em acessibilidades e infraestruturas?
2. Em caso afirmativo:
2.1. Quais os estudos/diligências já desenvolvidas ou a desenvolver com vista à construção da variante de Penalva do Castelo?
2.2. Qual o cronograma que o governo tem para o lançamento e execução de tal obra?
Palácio de São Bento, quinta-feira, 21 de Março de 2013
Deputado(a)s
ACÁCIO PINTO(PS)
Deputado(a)s
JOSÉ JUNQUEIRO(PS)
ELZA PAIS(PS)»