Apresentação do livro "Portugal, portugueses: uma identidade nacional"

José Manuel Sobral apresentou em Viseu, o seu mais recente livro Portugal, portugueses: uma identidade nacional, uma edição da fundação Francisco Manuel dos Santos.
Esta obra tem como objeto o estudo da formação e reprodução da identidade nacional portuguesa. O autor defende que a melhor forma de analisar identidades coletivas, como as nacionais, consiste no estabelecimento da sua genealogia, como se pode ler na contracapa.
Um dos impulsionadores para que esta apresentação ocorresse em Viseu foi Eduardo Pinto, amigo e colega do e que nos anos 60 teve um grupo musical em Viseu, "os tubarões", que contou com a colaboração do jornal do Centro para a divulgação.
José Manuel Sobral é viseense, licenciado em História e doutorado em Antropologia.
A apresentação ocorreu no dia 22 de março, à noite, no Hotel Montebelo, ante a presença de amigos, familiares e viseenses interessados nestas temáticas.
Lá estive e confesso o enorme prazer que senti com magnífica lição proferida pelo autor sobre a problemática da identidade nacional e sobre a sua, que foi forjada em Viseu e a partir de Viseu.