Estive em Vila Nova de Paiva na sessão do Parlamento dos jovens

Estive em duas sessões do Parlamento dos jovens, no dia 7 de janeiro, em Vila Nova de Paiva. Uma com alunos do ensino básico, cujo tema foi "ultrapassar a crise" e uma com alunos do ensino secundário em que, pelo seu lado, o tema foi "os jovens e o emprego: que futuro".
Os professores responsáveis dos projetos, Alfredo Pereira para o secundário e José Luís Ribeiro para o básico, conjuntamente com o diretor do agrupamento, Luís Taveira, proporcionaram-me uma excelente receção e acompanhamento nas duas sessões que decorrerem no auditório da escola secundária e que foram muito participadas. As questões colocadas foram as mais diversas abrangendo temáticas políticas, económicas, de emprego, desenvolvimento regional, educação e solidariedade social, entre outras.
Nas duas sessões registou-se a presença do presidente da câmara de Vila Nova de Paiva, José Morgado, que também expressou, em várias questões, os seus pontos de vista, nomeadamente no que concerne com questões de âmbito mais regional e com efeitos no âmbito autárquico.
Foram duas sessões reveladoras de um forte dinamismo e de muita acutilância dos jovens o que traduz o bom trabalho produzido no contexto escolar pelos professores no sentido de dotar os alunos com ferramentas de participação cívica e debate público.
O programa Parlamento dos jovens é uma parceria entre a Assembleia da República, o ministério da educação e o instituto português do desporto e da juventude.