"Ultrapassar a crise" foi tema do parlamento dos jovens na escola dos 2º e 3º ciclos de Cinfães

Estive no dia 3 de dezembro na sessão do parlamento dos jovens da escola do 2º e 3º ciclos general Serpa Pinto, de Cinfães, onde fui recebido pelos coordenadores deste projeto na escola, professores Elisa Pinho e José Sousa e ainda pelo subdiretor, Rui Botelho, agradecendo a todos a forma como me receberam.
Foi uma sessão do parlamento dos jovens com alunos do ensino básico em que o tema é "ultrapassar a crise" e revestiu-se de uma elevada participação por parte dos alunos presentes.
Quanto ao conteúdo das intervenções não resisto aqui em partilhar as ideias que surgiram dos alunos do 3º ciclo participantes neste programa que visa motivar a participação cívica e democrática dos alunos.
Do cultivo de terrenos agrícolas abandonados à limpeza das florestas, do incremento do setor turístico ao aumento das exportações de produtos com forte componente de matéria-prima portuguesa, do combate à corrupção ao apoio às pequenas e médias empresas através da redução de impostos, da criação de empregos para os jovens formados em Portugal à forte taxação dos rendimentos mais elevados, foram, entre muitas outras, medidas que os alunos participantes apresentaram para ajudar a ultrapassar a crise.
Concordo com os alunos e direi que esta é a linha justa em termos estratégicos, restando ao governo criar as medidas que lhe possam dar corpo. Só um governo isolado e entrincheirado numa austeridade ilimitada poderá não escutar estas vozes, jovens mas assertivas.
Estas propostas irão estar em debate na comunidade escolar de Cinfães e de muitas outras escolas em todo o país nas próximas semanas, esperemos que o governo as venha também a colocar em debate em Portugal.
(Fotos: cedidas pela escola)