Conferência em Mangualde: "DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO"


O ciclo de conferências Mangualde Futuro e Modernidade promovido pelo Partido Socialista de Mangualde arrancou no dia 7 de dezembro nas instalações da biblioteca municipal de Mangualde com a temática dos Desafios para a Educação- A escola como factor de Desenvolvimento Local e Regional.
Perante cerca de 100 pessoas intervieram o investigador e docente da universidade de Aveiro António Neto Mendes sobre o futuro da escola pública- ameaças e desafios, Acácio Pinto deputado e vice presidente da comissão de educação da Assembleia da Republica, sobre a problemática da autonomia das escolas e Rui Santos, ex-director da educação do Centro sobre o papel do ensino profissional e da qualificação da população para o desenvolvimento local. Entre os presentes destacavam-se professores, pais , alunos o presidente da autarquia João Azevedo e o vereador para a educação Joaquim Patrício e a deputada Elza Pais.
Acabaram por ser quase 3 horas de apresentação e discussão de vários temas que estão na ordem do dia. A questão da escola pública, o problema do espaço e coexistência da escola pública e da escola privada, a gestão escolar, a autonomia da escola sempre anunciada e pouco concretizada e a importância da qualificação profissional. Temas como a contratação de professores, o futuro da escola pública foram também trazidos ao debate pelos presentes.