Pergunta dos deputados do PS ao governo sobre falta de médicos no concelho de Tondela


«Ex. ma Sr.ª Presidente da Assembleia da República
Segundo uma tabela do ACES Dão Lafões III, reportada a 10 de setembro de 2012, que se anexa, o concelho de Tondela, bem como todo o agrupamento, apresenta graves problemas no que concerne ao número de médico que possam dar resposta às populações do seu território.
A 10 de setembro de 2012 a UCSP de Tondela tinha 8.536 utentes sem médico, a UCSP de Canas de Santa Maria tem 2.825 utentes sem médico e a UCSP de Campo/Caramulo tem 2967 utentes sem médico o que perfaz, segundo a citada tabela, 14.328 utentes sem médico de família, o que coloca o concelho de Tondela no mais fustigado pela falta de médicos na região centro e porventura a nível nacional.
Esta situação assume uma gravidade absoluta e muito se estranha o manto de silêncio das autoridades e dos eleitos sobre esta problemática de completa degradação das condições de assistência médica às pessoas, neste caso a nível dos cuidados de saúde primários, mesmo que entretanto se tenham colocado alguns recursos humanos médicos no concelho.
Há, pois, um comportamento muito lesivo, por parte da administração, para os interesses das populações, traduzido igualmente no esvaziamento das extensões de Barreiro de Besteiros, Tonda, Molelos, Lobão da Beira e Lajeosa do Dão.
Face ao que precede os deputados do PS, signatários, vêm, nos termos constitucionais e regimentais, solicitar ao senhor ministro da saúde, através de vossa excelência, senhora presidente da Assembleia da República, os seguintes esclarecimentos:
1. Conhece o senhor ministro da saúde a tabela que anexamos?
2. Se sim, qual a decisão que tomou de imediato para suprir as carências de médicos que possam colmatar os milhares de utentes sem médico no concelho de Tondela?
3. Se não, por falta de informação da ARS Centro, quando irá repor o número de médicos em falta no concelho de Tondela e normalizar os cuidados primários de saúde às populações?
Palácio de São Bento, sexta-feira, 26 de Outubro de 2012
Deputado(a)s
ACÁCIO PINTO (PS)
JOSÉ JUNQUEIRO (PS)
ELZA PAIS (PS)»