Pergunta ao ministro da saúde sobre desativação da cirurgia na urgência básica de LAMEGO


in: CM 2012.07.18

«Senhora Presidente da Assembleia da República,
A comunicação social de hoje (foto anexa) trouxe à estampa a reorganização, no âmbito do ministério da saúde, da rede nacional de urgência e emergência do qual resultam propostas de encerramento de urgências ou propostas de perda de valências de diversas urgências.
No caso do distrito de Viseu surge a proposta concreta de alterações na urgência básica de Lamego, que corresponde a área geográfica do círculo eleitoral pelo qual os signatários foram eleitos, merecendo assim o seu escrutínio mais concreto e efetivo. Com efeito, a urgência básica de Lamego perderá, segundo este estudo, a atividade cirúrgica.
Tendo em conta o que precede e o facto de a cirurgia ser um elemento fundamental em qualquer serviço de urgência, os deputados do PS signatários vêm, através de Vª Exª, solicitar ao ministro da saúde resposta às seguintes questões:
1. É intenção do ministro da saúde retirar a atividade cirúrgica da urgência básica de Lamego?
2. Está o ministro da saúde consciente das difíceis acessibilidades no território servido pela urgência básica de Lamego e da importância de manter a atividade cirúrgica em Lamego?
3. Em caso desta retirada está garantida às pessoas um tempo de chegada similar ao atual a uma unidade de saúde com atividade cirúrgica? Onde?
Palácio de São Bento, 18 de julho de 2012
Acácio Pinto
José Junqueiro
Elza Pais»