Pergunta ao Ministro da Saúde sobre notícia do JN: “Hospital de Viseu deixa diabéticos sem comer”


Exª ma Senhora Presidente da Assembleia da República:
O Centro Hospitalar Tondela-Viseu granjeou ao longo dos últimos anos o respeito e a admiração de todas as pessoas da região de Viseu pelos excelentes níveis de qualidade humana e técnica de que dispunha e que colocava ao serviço dos doentes que o alcandorou, em estudos sucessivos, aos primeiros lugares a nível nacional, nos estudos comparativos efetuados, sendo mesmo o primeiro em diversas especialidades.
Ontem, dia 1 de julho, porém, fomos todos confrontados com uma notícia do JN verdadeiramente preocupante para toda a comunidade e sobretudo para os doentes e seus familiares de que aquele jornal que fez capa e manchete (doc. 1 em anexo): “HOSPITAL DE VISEU DEIXA DIABÉTICOS SEM COMER” e logo seguida “Para poupar no leite e bolachas de água e sal, Administração põe vidas em risco”.
Ora, esta notícia, a confirmar-se, é de uma extrema gravidade para a administração e para a direção clínica do Centro Hospitalar de Tondela-Viseu e deve merecer um cabal esclarecimento por parte do Governo e nomeadamente do Ministro da Saúde.
Na notícia são ainda atribuídas ao presidente do Conselho de Administração declarações que a terem a ver com esta situação são, no mínimo, insensatas: “nos serviços de finanças também não passa nenhum carrinho com bebidas e comidas”.
Face a toda esta situação e até porque na mesma notícia é dito que muitos doentes podem estar em risco de vida com esta tomada de decisão, os signatários, vem nos termos constitucionais e regimentais, solicitar ao Ministro da Saúde, através de Vª Exª Senhora Presidente, resposta para as seguintes questões:
1. Já pediu o Ministro da Saúde, com caráter de urgência, um relatório sobre a situação avançada pelo JN?
2. Será que a direção clínica e de enfermagem e os serviços clínicos da especialidade foram ouvidos e deram parecer favorável a esta medida?
3. A ser verdade esta situação o que pensa fazer o Ministro da Saúde?
Os deputados do PS
Acácio Pinto
José Junqueiro
Elza Pais
(foto: as beiras)