Comissão de Educação na Escola da Ponte e no Colégio dos Carvalhos

O grupo de trabalho dos currículos, integrado na Comissão de Educação Ciência e Cultura da Assembleia da República deslocou-se no dia 4 de junho ao distrito do Porto a fim de contactar com duas escolas onde se desenvolvem projetos educativos que resultam de uma gestão curricular com singularidades próprias.
Durante a manhã a reunião de trabalho decorreu na Escola da Ponte (VER AQUI), na vila das Aves, concelho de Santo Tirso, que proporciona aprendizagens a alunos entre os 6 e os 15 anos, ou para utilizar uma terminologia comum, entre o 1º e o 9º ano. Na parte da tarde a reunião decorreu no Colégio Internato dos Carvalhos (VER AQUI), no concelho de Vila Nova de Gaia, instituído por uma entidade religiosa católica, que tem alunos entre o 5º e o 12º ano e efetua um trabalho diversificado, mas muito centrado no Ensino Técnico Profissional.
Na Escola da Ponte a visita à escola foi orientada por dois alunos e na reunião que se seguiu participaram a vereadora da educação da câmara de Santo Tirso, o presidente da junta de freguesia da Vila das Aves, representantes da associação de pais e, naturalmente, a gestora e professores da equipa pedagógica.
No CIC participaram o presidente da equipa diretiva, direção pedagógica e administrativa, coordenadores dos diversos cursos, associação de pais, empresários, três alunos e alguns ex-alunos.
A delegação da AR foi composta pelos deputados: Acácio Pinto (PS); Ester Vargas (PSD); Maria José Castelo Branco, coordenadora do grupo (PSD); Michael Seufert (CDS); Rita Rato (PCP).
(Fotos do Colégio dos Carvalhos, cedidas pela instituição)
COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS
ESCOLA DA PONTE