Ferreirim, Sernancelhe: Auto-conceito / Positividade e Intervenção política local

«Decorreu em Ferreirim, concelho de Sernancelhe, no dia 11 de março, uma ação política da iniciativa do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Viseu.
Esta ação, descentralizada, surge em resposta ao compromisso assumido no decurso do processo eleitoral de candidatura a este departamento.

Subordinada aos temas "Autoconceito/Positividade e Intervenção Política Local", estes foram dinamizados pela Dr.ª Lúcia Igreja e Dr.º Acácio Pinto, respectivamente. Embora o género feminino fosse dominante, estiveram presentes, também, vários militantes do género masculino.
Nas muitas intervenções dos participantes são de realçar, para além da participação da mulher na política activa, preocupações de ordem social como o envelhecimento populacional, agravado pela emigração de jovens, população activa que foi convidada a sair do país pelo Primeiro-Ministro, o desemprego que leva a graves situações de carência económica cada vez mais frequentes, entre outras.
Foram abordadas, ainda, as dificuldades na ação política e cívica local que é muito coartada pela inexistência de meios de comunicação locais (rádio, jornal).
A reorganização administrativa, encerramento de tribunais e a forma arbitrária como estão a ser efectuados por este governo mereceu críticas veementes nas várias intervenções, tendo sido realçado que é notório o desconhecimento das realidades locais. Não pode ser com um modelo standard que se faz uma reforma destas.»
(Texto: Mural do FB de Helena Rebelo; Fotos: Cristina Carvalho)