Pergunta ao Governo sobre IC 37 (Viseu-Nelas-Seia)

«Ex. ma Sr.ª Presidente da Assembleia da República
Os Deputados dos diferentes partidos políticos têm sido convidados pelos empresários de Caldas da Felgueira, concelho de Nelas, para visitar a freguesia e os equipamentos que enquadram e definem a economia local e regional. Foi este o contexto em que os deputados dogrupo parlamentar do Partido Socialista foram ao local.
Freguesia com um equipamento termal estruturante, o quarto maior operador privado a nível nacional, Caldas da Felgueira está dependente do futuro IC37, do seu traçado e do calendário para a sua realização, tendo em conta as decisões já assumidas. Este corredor rodoviário é igualmente estratégico para Viseu/Nelas/Seia, articulando-se com o corredor do IC12 que ligará Mangualde ao IP3 sul.
Em Caldas da Felgueira a capacidade hoteleira instalada revela um elevado nível de acolhimento que tem adjacente uma actividade de restauração e pequenos negócios microfamiliares decisivos para o equilíbrio da economia local e das famílias. Paralelamente, os recursos endógenos do concelho, para além do património e actividade cultural, são de excelência e de procura qualificada.
Assim, os Deputados, abaixo assinados, perguntam ao Governo, através do Senhor Ministro da Economia:
1- Tenciona o Governo concluir o processo conducente ao início da construção do IC37 ouvindo a opinião da autarquia sobre o traçado definitivo?
2- Em caso afirmativo, para quando prevê o Governo o início dos trabalhos nesta região do interior?
Palácio de São Bento, quinta-feira, 8 de Setembro de 2011
Os deputados
José Junqueiro (PS)
Acácio Pinto (PS)
Elza Pais (PS)»