Visita dos Candidatos do PS a Carregal do Sal

Os candidatos a deputados do Partido Socialista – Elza Pais, Acácio Pinto e Miguel Ginestal – deslocaram-se no dia 14 de Maio ao concelho de Carregal do Sal, concretamente, às obras do novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato e às obras do Centro de Dia da Cáritas Paroquial de Oliveira do Conde, para no final efectuarem uma visita à Junta de Freguesia de Oliveira do Conde onde se realizou uma reunião dos candidatos com os socialistas de Carregal do Sal, a cuja Comissão Política preside Carlos Jorge Gomes.

1. Na visita que efectuaram às obras do novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato, onde foram acompanhados por Fernando Prazeres Campos, da Direcção, e por Luís Abreu, do Comando, os candidatos puderam constatar o estado avançado das obras, cuja conclusão está prevista para dentro de dois meses.
Trata-se de uma obra moderna que representa um investimento de mais de 800 mil euros cuja candidatura foi financiada pelo QREN, uma vez que por opção do governo, pela primeira vez, a protecção civil tem verbas próprias neste quadro comunitário.
Esta corporação que conta no seu corpo activo com mais de 60 bombeiros irá receber brevemente um veículo de apoio técnico e candidatou um veículo florestal de combate a incêndios ao Programa Operacional do Centro.
2. No Centro de Dia da Cáritas Paroquial de Oliveira do Conde, os candidatos foram acompanhados por Augusto Mendes, elemento da Direcção da instituição, e puderem verificar o excelente equipamento que ali está concluído e cuja entrada em funcionamento está, só, dependente da regularização de, pequenos, pormenores processuais. Esta obra teve um financiamento público, aprovado, de mais de 150 mil euros.
Esta instituição para além da valência de Centro de Dia tem igualmente a valência de Serviço de Apoio Domiciliário e esta obra, aprovada e financiada no âmbito do programa PARES, vem dotar a instituição de excelentes condições para a prestação dos serviços sociais.
3. Na Junta de Freguesia de Oliveira do Conde os candidatos efectuaram uma visita à Junta, guiada pelo Presidente, João Bastos, e pelo Tesoureiro, José António, de quem ouviram uma breve resenha do trabalho desenvolvido e uma caracterização económica e social da sua freguesia, mas também constataram o riquíssimo recheio bibliográfico existente numa das salas da Junta.
Igualmente foi dada nota aos candidatos da recente colocação na sede da Junta de um terminal Multibanco que veio colmatar uma lacuna que se fazia sentir na freguesia.
Para além das obras positivas visitadas, apoiadas pelos Governos do PS, não podemos deixar de enfatizar também, no concelho de Carregal do Sal, os apoios, por exemplo, ao Centro Social Profª Elisa Barros Silva, à Santa Casa da Misericórdia, à Cáritas de Beijós, a execução da nova estrada Carregal-Tondela, a criação de um Julgado de Paz e apoios na agricultura e floresta.