José Junqueiro participou no debate da VFM / Gazeta Beira com os restantes cabeças de lista

No dia 20 de Maio decorreu na Rádio Vouzela (VFM) mais um debate com os cabeças de lista, pelo Círculo Eleitoral de Viseu, à Assembleia da República. Durante mais de duas horas, tempo porventura excessivo para um acompanhamento por inteiro por parte das pessoas, os candidatos apresentaram os seus pontos de vista. Este debate foi promovido em parceria pela Rádio Vouzela e pelo Jornal Gazeta da Beira.
De qualquer modo correu bem e com grande empenho jornalístico de todos os profissionais. O PS, mais uma vez, podia estar à vontade, porque a obra realizada na região é de qualidade e financeiramente significativa.
O desemprego nesta região é o mais baixo do distrito, metade da média nacional, e há mais gente a trabalhar em 2011 do que em 2005 no final governo de direita PSD/CDS.
A diminuição do desemprego, neste período, foi de -6,4% e no período homólogo Março de 2010-11 foi de -7,2%.
A região exporta 1,5 mil milhões de euros, tem uma componente industrial forte, tecnologicamente evoluída, como é o caso paradigmático da Martifer.
O sector termal tem uma influência muito forte, porque as termas de S.Pedro do Sul, com cerca de 20 000 aquistas são líderes no mercado nacional, alavancando a hotelaria, restauração e turismo.
O sector da floresta e da agricultura é também importante e representa uma nova oportunidade que o
Governo incentivou através do apoio à instalação de jovens agricultores, explorações agrícolas e caminhos rurais.
A introdução de portagens na A25, por imposição negocial do PSD foi a parte mais polémica pelo facto deste partido não só querer descartar essa responsabilidade, como negar que o Governo exigiu o princípio da discriminação positiva e solidária.
Todos apresentaram propostas, menos o PSD que se ficou pelas críticas e tentou ocultar ter sido o autor, com Cavaco Silva, do fim e desmantelamento da estrutura ferroviária.
Almeida Henriques, mais uma vez, contrariamente a todos os candidatos, mostrou-se azedo e talvez desconfortável com a sua situação de contexto!  
(Fontes: texto - Gota de Água; fotos - Sónia Pereira)