José Junqueiro e candidatos do PS deslocaram-se a São Pedro do Sul

Os candidatos a deputados do Partido Socialista – José Junqueiro, Acácio Pinto, Miguel Ginestal, Fátima Ferreira e Daniel Martins – deslocaram-se no dia 11 de Maio ao concelho de São Pedro do Sul, concretamente às obras do novo Centro de Saúde e ainda reuniram com a Associação de Hoteleiros das Termas e com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia.
1. Na visita que efectuaram às obras do futuro centro de Saúde, os candidatos foram acompanhados pelo Presidente da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, António Carlos Figueiredo, da Directora Executiva do ACES, Mercedes Figueiredo e do Presidente do Conselho Clínico, António Cabrita Grade, tendo as explicações técnicas do projecto sido efectuadas pelo engenheiro responsável da ARSC.
Depois de muito prometida é pela mão de um governo socialista que esta obra fundamental para qualificar a saúde em S. Pedro do Sul vê a luz do dia. Trata-se de uma empreitada de mais de 2,2 Milhões de Euros e que tem um prazo de execução de 540 dias.
Uma importante obra, nas palavras do Presidente da Câmara, que irá também albergar o Serviço de Urgência Básica de S. Pedro do Sul.
2. A Associação dos Hoteleiros das Termas transmitiu aos candidatos a suas principais preocupações: i) diminuição gradual do número de aquistas; ii) redução da estada nos hotéis por parte dos aquistas; iii) necessidade de qualificar o rio Vouga; iv) necessidade de melhorar as acessibilidades e sinalética no concelho e região envolvente; v) aposta efectiva no termalismo por parte das entidades municipais, mas também regionais e nacionais, quer as entidades ligadas ao turismo quer à saúde; vi) reforço do termalismo no PENT (Plano Estratégico Nacional do Turismo); vii) combate à sazonalidade.
Igualmente informaram que estão a desenvolver uma caracterização e um estudo prospectivo em parceria com a Universidade de Aveiro de forma a poderem encontrar caminhos novos que possam inverter a perda de aquistas dos últimos anos.
3. Na Santa Casa da Misericórdia os candidatos inteiraram-se das obras de requalificação que estão a decorrer, integradas no programa MASES, e perceberam que existe por parte do Provedor e da actual mesa uma grande vontade de prosseguir no sentido da qualificação das respostas que prestam nas várias valências, estando já a ser idealizadas obras para responderem a áreas sociais críticas, quando as instalações que hoje estão ocupadas pelo Ministério da Saúde ficarem devolutas.
Merece destaque positivo o trabalho social que esta instituição presta à comunidade, mas sobretudo a âncora que constitui para muitas famílias através dos 150 postos de trabalho que tem criados.
Para além dos exemplos positivos referidos não podemos deixar de enfatizar também em S. Pedro do Sul os vultosos subsídios atribuídos a várias IPSS do concelho, a inauguração do Centro de Noite de Vila Maior, a remodelação da extensão de saúde de Santa Cruz da Trapa, o apoio aos regadios tradicionais e caminhos rurais entre muitas outras obras que serviram para fortalecer a coesão social e territorial.