"Agricultura - uma prioridade nacional" foi tema de debate com os candidatos do PS

Tendo como convidado especial Rui Barreiros, Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, a Federação de Viseu do PS organizou um debate sobre agricultura que decorreu no salão da Cooperativa Agrícola do Távora, em Moimenta da Beira, e que contou com a presença dos candidatos a deputados do PS.
Na mesa estiveram o Presidente da Câmara de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, José Junqueiro, Rui Barreiro, João Silva, Presidente da Cooperativa e Miguel Ginestal que moderou.
Depois das intervenções iniciais dos elementos da mesa foi dada a palavra aos inúmeros agricultores presentes que colocaram as mais diversas questões. Desde a problemática da água para rega dos pomares na região, ao seguro de colheita, batata, vinho, lobo e eólicas, proder, associativismo, qualidade e segurança alimentar, agricultura como eixo de desenvolvimento e ao intermunicipalismo, tudo isto mereceu um debate entre os agricultores e os elementos da mesa.
No final o cabeça de lista do PS, José Junqueiro, efectuou uma intervenção em que relembrou os 20 Milhões de Euros de investimento para instalações de 511 jovens agricultores, os 64 Milhões de Euros para explorações agrícolas e os 51 novos caminhos rurais e agrícolas construídos no distrito. Para além disso deixou para reflexão de todos alguns assuntos como sejam a protecção fiscal aos produtos de origem portuguesa e as contrapartidas, das superfícies pela instalação, de consumo preferencial de produtos portugueses.