(Opinião) Bons exemplos em Vila Nova de Paiva

Visitei esta semana o concelho de Vila Nova de Paiva. Ali, para além de uma gestão autárquica rigorosa, com uma clara aposta na redução das despesas correntes e de um efectivo aumento das despesas de capital, constatámos, ainda, uma redução dos empréstimos junto da banca.
Mas o mais relevante foi o facto de, numa visita que efectuámos ao parque empresarial, nos termos inteirado da confiança com que um grupo empresarial da região ali está a investir 3,5 MEuros numa unidade industrial na área da saúde (Ethicare) que vai criar 74 postos de trabalho.
Além deste investimento pudemos, igualmente, visitar as obras da Unidade de Cuidados Continuados da ASSAP. Uma obra na área social e da saúde que também irá assegurar, brevemente, a criação de mais emprego, muito dele qualificado, e corresponder, assim, aos anseios das pessoas.
Estes são dois bons exemplos do que deve ser o posicionamento dos poderes públicos municipais ou centrais: desenvolver infra-estruturas e lançar programas que permitam aos privados avançar com as obras e com a criação de coesão social e territorial. No caso da empresa a acção do Município foi relevante, no caso da Unidade de Cuidados Continuados, o apoio do Governo foi crucial.