Visita dos Deputados do PS ao concelho de Vouzela

No âmbito das deslocações que estão a efectuar por todo o Distrito de Viseu, os deputados do PS, eleitos pelo Círculo Eleitoral de Viseu, Acácio Pinto, Paulo Barradas e Helena Rebelo, deslcoram-se no dia 7 de Março ao concelho de Vouzela, onde foram acompanhados pelos vereadores do PS, Viriato Garcez e António José Almeida, vários Presidentes de Junta de Freguesia e muitos outros vouzelenses.
Do programa destacamos os seguintes aspectos:
1. Reunião no edifício dos Paços do Concelho com o Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Telmo Antunes, durante a qual foram apresentados pelo edil vouzelense alguns dos principais aspectos que o preocupam, de que destacamos as portagens na A25, as obras no IP5, a requalificação do parque escolar, os serviços locais do Ministério da Agricultura e o transporte de doentes não urgentes.
Quanto às portagens os deputados do PS deixaram bem claro que o Governo e o PS são contra as mesmas nos territórios com baixos índices de desenvolvimento socioeconómico, porém, por exigência do PSD, elas tiveram que ser introduzidas, no âmbito das negociações para viabilização do OE para 2011. Sobre a necessidade de obras no IP 5 e sobre os serviços locais do Ministério da Agricultura os deputados do PS comprometeram-se a acompanhar a situação. Já quanto à requalificação do parque escolar sentiu-se alguma dispersão estratégica concelhia, mas registámos com agrado a disponibilidade do autarca para protocolar a recepção de competências em educação e posteriormente apresentar uma candidatura aos fundos comunitários para requalificação da Escola EB 1,2 de Vouzela.
2. Visita à Escola EB 1,2 com JI de Vouzela e à Escola Secundária de Vouzela. Na primeira, acompanhados pela educadora Fernanda Coutinho, visitaram as obras que ali foram efectuadas, de ampliação da EB 1 e do Jardim de Infância que em muito vieram qualificar o processo de ensino-aprendizagem. Na Secundária, acompanhados pelo Director, José Alberto Pereira, e pela Subdirectora, Emília Tavares, visitaram a escola e constataram um vasto conjunto de problemas nas instalações com que a Escola se confronta, bem como com uma grande escassez de salas e de espaços complementares de apoio.
Nestas visitas, na freguesia de Vouzela, fomos também acompanhados pelo Presidente da Junta, António Meneses. 
3. Reunião com o Presidente da Junta de Freguesia de Ventosa, Agostinho Neves, que apresentou alguns problemas que preocupam os habitantes da sua freguesia. A saber, nomeadamente: falta de pagamento pelas Estradas de Portugal de expropriações de terrenos aquando da construção da A25 e do nó de Joana Martins no IP5; sinalização na A25, no nó de Ventosa, que impede o acesso de camiões e que em sua opinião tem causado problemas económicos à freguesia; necessidade de apoio social à sua freguesia através da criação de uma IPSS.
4. Visita, com o Presidente da Junta, Fernando Rodrigues, ao caminho agrícola da Corredoura recentemente aprovado pelo Governo e cujo início de execução está para breve e que se vai constituir numa mais valia para a freguesia de Paços de Vilharigues, cuja Torre, secular, e envolvente, vão também sofrer obras de requalificação.
5. Visita às obras do Lar de Idosos e Creche do Centro Social de Campia, investimento de cerca de um milhão de euros financiado em cerca de 50% pelo Governo. Nesta visita, acompanhados por Mário Almeida, da Direcção da IPSS, os deputados e toda a comitiva, a que também se juntou António Teixeira, puderam constatar a excelente obra social que ali está a nascer, bem como a magnífica paisagem que dali se pode ver, que vai da Serra do Ladário, à da Freita e S. Macário.
6. Ainda em Campia visitámos uma outra obra financiada pelos fundos comunitários, novas instalações da Secção que os Bombeiros Voluntários de Vouzela têm em Campia, e cuja andamento das obras permite perceber que durante o ano em curso estarão concluídas e assim permitirão uma melhor resposta de protecção e socorro às populações e bens.
7. Na freguesia de Queirã o Presidente do Conselho Directivo dos compartes de Vasconha, José Macário, apresentou também o problema das expropriações que ainda não estão pagas na sequência da execução da A25.
Ainda em Queirã, acompanhados pelo Presidente da Junta, Joaquim Mendes, visitámos o espaço onde vai ser construído o futuro parque empresarial da freguesia, a ser servido a partir do nó da A25 de Boaldeia/Vasconha, bem como fomos recebidos pelo responsável da Estação de Trasferência de Resíduos Sólidos Urbanos, António Dias, onde obras recentes permitiram retirar da linha de água contígua as águas lixiviadas que ali são produzidas, que passaram a ser transportadas para uma ETAR.
Finalmente visitámos as obras do Centro Escolar de Queirã, obra que ascende a mais de 700 mil euros e comparticipada pelos fundos comunitários.
No final, na sede da Junta de Queirã foi efectuada uma conferência de imprensa em que participaram os deputados, o vereador Viriato Garcez e o Presidente da Junta de Queirã, Joaquim Mendes.