Pergunta ao Governo sobre Complexo Desportivo de Lamego

Os deputados do PS de Viseu, Acácio Pinto, José Rui Cruz, Paulo Barradas e Helena Rebelo, apresentaram na Assembleia da República, no dia 11 de Março, uma pergunta, dirigida ao Secretário de Estado da Juventude e Desporto, relativamente às obras para o Complexo Desportivo de Lamego e consequente transformação em Centro de Alto Rendimento para o Voleibol, nos seguintes termos:
«Dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelo anterior Governo que estabeleceu, no âmbito da dimensão internacional do desporto Português, como prioridade «apoiar o desporto de alto rendimento e as selecções nacionais investindo nos projectos olímpico e paraolímpico», o actual Governo da República tem desenvolvido, ao abrigo da Medida 6 e com a parceria das autarquias, uma rede de «Centros de Alto Rendimento para cada modalidade desportiva, aproveitando as instalações existentes ou recorrendo a construção de raiz, sempre potenciando os recursos endógenos das diferentes regiões do país».
O Complexo Desportivo de Lamego é a única grande infra-estrutura desportiva que o Instituto do Desporto de Portugal tem fora de Lisboa. Marcado por muitos anos de história, o CDL foi, em tempos, um centro de estágio de excelência, uma referência desportiva que passou muito além das nossas fronteiras.
Desde o primeiro momento o Governo, bem, fez incluir o Complexo Desportivo de Lamego na rede de Centros de alto Rendimento, para aí sediar o C.A.R. para o Voleibol.
Em Março de 2009, o Senhor Secretário de Estado da Juventude e Desporto presidiu à assinatura de um protocolo entre o I.D.P. e a Câmara Municipal de Lamego para o lançamento desta obra, um investimento partilhado, no âmbito do QREN, de cerca de 8.000.000 de Euros. Desta feita, o Complexo Desportivo de Lamego, além de beneficiar de uma remodelação das suas actuais instalações, seria dotado de uma série de equipamentos desportivos destinados a transformá-lo em Centro de Alto Rendimento para o Voleibol. Além disso, veria requalificado o seu Centro de Estágios com a construção de novos quartos e espaços, permitindo a formação do «Centro Nacional de Formação Desportiva, dedicado à formação dos recursos humanos do desporto».
Como é sabido o Complexo Desportivo de Lamego continua a degradar-se e começa a estar transformado numa sombra daquilo que foi e representou em tempos para o desporto nacional e local.
Considerando a grande importância que o Complexo Desportivo tem para Lamego, para toda a região – uma vez que gera mais-valias económicas e sociais, potenciando o desenvolvimento regional – e para o desporto nacional, os deputados signatários vêm, por intermédio de Vossa Excelência, nos termos constitucionais e regimentais, perguntar ao Senhor Secretário de Estado da Juventude e Desporto:
. Qual é a situação do projecto que faria do Complexo Desportivo de Lamego um Centro de Alto Rendimento para o Voleibol?
. Para quando está previsto o início das obras para a construção do Centro de alto Rendimento de Lamego para o Voleibol?»
(Foto: maraoonline)