Helena Rebelo presidiu à sessão distrital do Parlamento dos Jovens em C. Daire

A sessão distrital do programa Parlamento dos Jovens, do Ensino Básico, subordinada ao tema “Violência em meio escolar”, decorreu no dia 28 de Março, durante todo o dia, em Castro Daire. Foi uma das sessões mais participadas a nível nacional – 123 deputados de 41 escolas do Distrito de Viseu.
Foi presidida pela Deputada Helena Rebelo, que foi coadjuvada pela Coordenadora Nacional deste programa, dos serviços da Assembleia da República, Maria José Afonso e ainda Julieta Sampaio, a mentora deste programa, que se iniciou em 1995. Estiveram ainda presentes na sessão de abertura, o representante do Governo Civil de Viseu, Marco Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Fernando Carneiro, o representante do IPJ, Joaquim Messias e ainda os representantes das Direcções Regionais de Educação do Norte e Centro, César Carvalho e José Teles respectivamente. Presente ainda Conceição Santos da Direcção Regional de Educação do Centro e João Magalhães do IPJ Viseu. A organização da sessão ficou a cargo das Equipas de Apoio às Escolas, Beira e Douro (Manuel Adrega), Douro Sul (Arminda Rodrigues), Mangualde (Ilda Oliveira) e Viseu (Sandra Rebelo), cujo empenho contribuiu para o sucesso da iniciativa. O forte envolvimento dos Professores e espírito de missão ficou patente na adesão massiva dos alunos a este programa.
Um dos vários objectivos do Parlamento dos Jovens é “Estimular o gosto pela participação cívica e política”. A concretização deste objectivo não deixou dúvidas, foi notório o entusiasmo com que os alunos, ali no papel de deputados, debateram as diferentes propostas, respeitando as regras do debate democrático, revelando grande maturidade, quer na postura, quer nos conhecimentos demonstrados sobre o tema em causa e também através das questões colocadas à Deputada Helena Rebelo.
Nos últimos 5 anos, houve um aumento exponencial do número de escolas participantes, no programa Parlamento dos Jovens. No presente ano lectivo inscreveram-se mais de 800 escolas, entre ensino básico e secundário, o que é demonstrativo da importância que docentes e discentes atribuem a esta iniciativa.
Depois de realizadas as votações, foi eleito o Projecto de Recomendação do Agrupamento de Escolas de Campia, um projecto bastante completo, o que demonstrou a atenção e capacidade crítica dos deputados. Foram ainda eleitos os 10 deputados efectivos de 5 escolas e os 2 suplentes que representarão o círculo eleitoral de Viseu na sessão nacional. As Escolas mais votadas e cujos deputados foram eleitos, foram por ordem decrescente as seguintes:
1.ª Escola Secundária com 3.º ciclo do Ensino Básico Latino Coelho - Lamego
2.ª Escola Básica Integrada e Secundária “Jean Piaget” – Viseu
3.ª Escola Básica dos 2º e 3.º ciclo Grão Vasco – Viseu
4.ª Escola Secundária com 3.º ciclo do Ensino Básico de Nelas - Nelas
5.º Escola Secundária com 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Sátão - Sátão
Este ano coube também ao círculo eleitoral de Viseu eleger o Presidente da mesa da sessão nacional a decorrer em Maio na Assembleia da República. Dos 10 deputados eleitos, foram vários os candidatos ao cargo, maioritariamente do género feminino, tendo sido eleita a deputada Lisandra Maravilha da Escola Latino Coelho. Para porta-voz do grupo, foi eleita a deputada Patrícia Santos, da Escola Grão Vasco.
As votações decorreram através de um inovador sistema electrónico, tendo sido a sessão pioneira na incorporação deste sistema.
O tema escolhido pelos presentes para o debate do próximo ano foi “A pobreza”, o que denota a consciência social dos jovens deputados.
Estão, pois, de parabéns todos os que directa ou indirectamente se envolveram nesta iniciativa, que contribui indubitavelmente para uma cidadania mais activa, mais interventiva.